Crossover compacto deve chegar ao Brasil apenas no próximo ano. Por Felipe Salomão
No Japão, a Honda apresentou o novo HR-V 2022. Por lá, o crossover compacto terá uma versão híbrida. A nova geração teve mudanças no visual, que a deixou parecida com carros coupé. O SUV deve ser comercializado no mercado europeu e japonês ainda neste ano. Já para o Brasil, o modelo deve chegar apenas no próximo ano.
HONDA HR-V TOURING 2021 1.5 turbo: veja os novos equipamentos neste review COMPLETO! Veja o vídeo!
Em relação ao visual, a Honda quis deixá-lo mais moderno e jovial. Por isso, a dianteira tem detalhes mais despojados como a grade dianteira que está ligada diretamente ao para-choque. Os faróis ficaram mais afilados e tem iluminação de LED diurna. Já os faróis de neblina ficaram separados da grade inferior.
O teto ganhou um declive na traseira, o que o deixa com uma pegada mais esportiva, além de ficar semelhante aos veículos coupé. As lanternas traseiras transpassam todo o porta-malas. As rodas que equipam o crossover podem ser de 16 polegadas ou 18 polegadas a depender da versão.
Por dentro, o Honda HR-V recebeu novas entradas de ar, nova central multimídia flutuante de 9 polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital, freio de estacionamento eletrônico para todas as versões, volante do trazido do Fit e um teto solar panorâmico. O modelo ainda conta com carregador wireless para smartphones, sistema Honda Connect com conexão WiFi 4G, que possibilita utilizar o celular como chave do veículo.
A marca também ampliou a segurança do veículo com o Honda Sensing, que é de série. O utilitário esportivo vem equipado com controle de cruzeiro adaptativo com leitura de placas de trânsito, frenagem automática de emergência com detector de pedestre, alerta de tráfego cruzado, farol alto automáticos, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, entre outros equipamentos.
Motorização
Apesar de ter apresentado o novo HR-V 2022, a Honda não revelou detalhes técnicos como motor e medidas. Porém, a fabricante divulgou que para a Europa o SUV terá o sistema híbrido HEV, que vem equipado com um motor 1.5 aspirado e com um elétrico. Neste caso, a tração pode ser dianteira ou integral. Já no Japão, além desta variante, terá uma apenas a combustão, mas a montadora não divulgou que trem de força será.
Em referência às medidas, o que se sabe são apenas rumores, pois as informações exatas devem ser divulgadas apenas em Abril, quando a nova geração será lançada no Japão. Pois bem, as especulações vindas do país oriental dizem que o SUV terá 4,40 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,59 metros de altura.
No Brasil e nos Estados Unidos
Enquanto o modelo será lançado no país nipônico ainda neste semestre e na Europa no final do ano, os Estados Unidos terá uma outra versão do novo HR-V, o que pode ser determinante para o mercado brasileiro.
Por aqui, a nova geração deve chegar apenas em 2022, pois a montadora de origem oriental irá trazer primeiro o novo City, que terá uma versão hatchback e será o novo modelo de entrada da marca no país.
Concorrentes
O mercado de SUV compacto brasileiro será bastante movimentado neste ano. O país deve ter a nova versão do Jeep Renegade com motor 1.3 turbo, além do novo Nissan Kicks, que fará a estreia por aqui em breve e terá uma versão híbrida. Outros modelos que receberam alterações são o Renault Captur, que terá um motor turbo e o Hyundai Creta, que será atualizado no visual e ganhará um propulsor turbo. O SUV também enfrentará o Chevrolet Tracker e Renault Duster, este último sofreu atualização recentemente.
História do HR-V no Brasil
O Honda HR-V foi lançado no Brasil em 2015. O SUV compacto vinha equipado com motor 1.8 FlexOne flex de 140 cv e com transmissão manual de seis marchas ou automática do tipo CVT. A tração é apenas 4×2. O preço inicial na época era de R$ 69.900.
8 coisas que você não sabe sobre o HR-V. Veja o vídeo!
Antes de trazer a nova geração, a montadora fez algumas mudanças na linha 2021. As principais diferenças ficaram por conta das versões EXL e Touring. Agora, cada versão recebe uma nova roda de 17 polegadas com desenho exclusivo e novos faróis de neblina em LED, bem similar ao visto no SUV topo da marca CR-V. A versão EXL ganhou ainda faróis full LED, antes disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva.
Procura um Honda HR-V? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC