AutoShow

Sem peças, Renault seguirá paralisada no Paraná

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, teve as atividades suspensas prolongadas pela Renault até o dia 3 de setembro

Captur, Duster, Kwid, Logan, Sandero e Stepway são produzidos na fábrica. Por Felipe Salomão

Fábrica ficará paralisada até o dia 3 de setembro

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, teve as atividades suspensas prolongadas pela Renault até o dia 3 de setembro. A unidade, que produz o Captur, Duster, Kwid, Logan, Sandero e Stepway, está com falta de semicondutores. Além da empresa francesa, outras montadoras têm paralisado suas operações por causa da falta de componentes eletrônicos que tem afetado todo o mundo.

JÁ ANDEI COM O NOVO CAPTUR TURBO 1.3 de 170cv! Veja o teste na cidade e na estrada: SURPRESA! Veja o vídeo!

A crise mundial por falta de semicondutores teve início com a pandemia de COVID-19, pois a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Desta forma, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns que afetaram todos os países, suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática.

Conforme a consultoria norte-americana, mais 220 mil carros não serão produzidos por aqui

No entanto, com crescimento das vendas de veículos as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.

Crise mundial por falta de semicondutores teve início com a pandemia de COVID-19

Conforme a consultoria norte-americana Auto Forecast Solutions – AFS, esse problema afetou oito montadoras e 14 fábricas no país. Desta maneira, mais 220 mil carros não serão produzidos por aqui. Sem os microchips, os sistemas de segurança, das centrais de entretenimento, entre outros equipamentos não funcionam plenamente.

Problema afetou oito montadoras e 14 fábricas no país

No Brasil, o mercado não se recupera no nível pré-pandemia justamente por falta de peças que afeta montadoras de maneiras variadas. Atualmente a Volkswagen reportou problemas na linha do Gol e Voyage, a Fiat teve dificuldades na linha do Argo e da Strada, a Hyundai com o HB20 e a GM parou a produção do Onix por cinco meses.

Procura um carro da Renault? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC