Crossover recebeu novo visual e tem nova calibração no motor 1.5 turbo de até 150 cv. Por Marcos Camargo Jr.
O novo Caoa Chery Tiggo 5X Pro chega ao Brasil, onde será vendido por R$ 154.900. O crossover, que é vendido há três ano no mercado nacional, ganhou mudanças visuais e recebeu uma calibração no motor 1.5 turbo de até 150 cv. Também passa a ser equipado com transmissão automática do tipo CVT. Veja o teste do AutoShow.
Novo visual e mais itens de série
Visualmente o agora renovado Tiggo 5X Pro recebe nova grade “Diamond” com elementos cromados além de um novo para-choque redesenhado e com novos faróis auxiliares. Os elementos visuais ganharam novo desenho e há novos DRLs e também faróis que são em LED. Na parte traseira, as lanternas foram mantidas mas o para-choque ganhou também um novo estilo e há um novo defletor de ar superior e com acabamento preto brilhante. Internamente, a renovação fica por conta do painel que segue o desenho de outros modelos já renovados da Caoa.
Chery como Arrizo 6 Pro e o Tiggo 7 Pro.
O interior ganhou mais equipamentos que conferiram ar sofisticado e atualizado para o SUV. Há uma nova central multimídia de 10,2´´ com Android Auto e Apple CarPlay com fio e painel de instrumentos digital 7´´. Há uma nova iluminação ambiente com sete opções de cores, modos de direção Eco e Sport e agora novos itens como ar condicionado dual zone e função automática com comandos touch integrado ao console central elevado e mais porta objetos.
Também são itens de série no novo Tiggo 5X Pro os comandos de climatização e ignição do carro à distância por meio da chave de acesso, retrovisores com ajuste elétrico, três entradas USB, console refrigerado, desembaçador traseiro e botão de partida além de bancos com revestimento em couro sintético.
Em termos de dimensões, nada mudou. O Tiggo 5X Pro segue com 4,38m de comprimento, 1,83m de largura e 1,64 de altura com 2,63m de entre-eixos e porta-malas de 340 litros. Com a mudança no desenho dos para-choque os ângulos de entrada e saída melhoraram para 23,4° e 31,5° respectivamente.
Mesmo motor com nova calibração e novo câmbio CVT
A Caoa Chery fez algumas mudanças mecânicas no Tiggo 5X Pro para atender aos novos parâmetros de emissões do Proconve L7. Mantendo o motor 1.5 turboflex usado em outos produtos da marca há novidades como novo sistema de controle eletrônico e ajuste de injeção de combustível, nova turbina com válvula wastegate e válvula termostática eletrônica. A marca do grupo Caoa anunciou que todas as mudanças foram feitas com a equipe de engenharia do Brasil de modo que os ajustes de suspensão, desempenho e comportamento do conjunto mecânico sejam aprimorados para o comportamento e gosto do brasileiro.
Uma mudança importante foi a extinção do câmbio DCT de dupla embreagem em favor de um conjunto mais simples: a transmissão CVT combinada com a alavanca do tipo “joystick” que já foi incorporada ao Arrizo 6 Pro em janeiro deste ano. Mesmo sem shift paddle, o Tiggo 5X permite as trocas manuais por meio da alavanca explorando melhorar as nove marchas simuladas. A potência máxima do motor segue sendo de 150cv com etanol e 147cv com gasolina enquanto o torque máximo tem 21,4kgfm disponível entre 1750 e 4.000rpm.
Novos itens de segurança
Bem equipado o modelo da Caoa Chery ganhou um novo sistema de controle de tração e estabilidade desenvolvido pela Bosch. No veículo há freios a disco nas quatro rodas, distribuidor de frenagem, pedal inteligente, sistema de assistência de frenagem, alerta de frenagem brusca além de seis airbags.
Testamos a novidade
A Caoa Chery disponibilizou o novo Tiggo 5X Pro para uma avaliação que durou cerca de duas horas entre a zona sul de São Paulo e a cidade de Itapevi percorrendo trechos urbanos e rodoviários. Como um todo, o carro ficou bem mais equipado e alinhado aos concorrentes como o líder Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross, sendo que o acabamento é um ponto de destaque diante dos dois últimos citados. Segundo a Caoa o Tiggo 5X Pro também concorre com modelos compactos e nomeou Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, além do Hyundai Creta.
Ponto de destaque além do bom acabamento é o interior do carro que ficou mais sofisticado e com uma lista adicional de itens de série esperados para o segmento como o teto solar panorâmico e faróis em LED além de câmeras 360 graus. A coluna da direção elétrica ganhou ajuste de profundidade (antes era só de altura). Já itens como controle de cruzeiro adaptativo e o shift paddle para o controle manual das marchas simuladas ficaram de fora bem como alerta de ponto de cego, itens que alguns concorrentes já trazem.
Apesar da troca do câmbio DCT para um CVT, que tende a ser mais lento, a Caoa Chery acerta ao colocar uma relação amigável de trocas de marchas voltadas ao conforto. Já o modo Sport apenas retarda as evoluções de marchas simuladas, sem uma mudança de comportamento dinâmica muito perceptível. O desempenho do motor 1.5 ficou melhor bem como a suspensão mais precisa atuando com controles de tração e estabilidade à medida para a proposta do carro. Mantendo os cinco anos de garantia o Caoa Chery Tiggo 5X chega em versão única por R$ 154,9 mil.
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