Nova versão do Tiggo 5X vem brigar com Compass, Equinox, Taos e Corolla Cross

A Caoa Chery lançará no próximo ano o novo Tiggo 5X, que chegará ao mercado nacional com um novo design, mas manterá o motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol

Novidade terá um novo visual mas manterá o conhecido motor de 1.5 litro turbo de 150 cv. Por Felipe Salomão

Transmissão deve ser automática do tipo CVT

A Caoa Chery lançará no próximo ano o novo Tiggo 5X, que chegará ao mercado nacional com um novo design, mas manterá o motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol. Além deste SUV, o país deve receber outros modelos médios como o Chevrolet Equinox renovado e também o Volkswagen Tiguan AllSpace sem falar na tríade Compass, Taos e Corolla Cross.

Produzido em Anápolis, o novo Tiggo 5X seguirá o estilo chinês e ganhará um novo para-choque dianteiro, nova grade frontal com formato hexagonal, entradas de ar cromadas e novos faróis como a versão chinesa. Já a traseira manterá os faróis no formato de “C” e ganhará uma régua unindo as duas lanternas, o que confere elegância ao modelo. 

Traseira manterá os faróis no formato de “C”

O interior deve adotar o mesmo padrão visto no Tiggo 7 Pro, que foi lançado recentemente. Por conta disso, terá um central multimídia flutuante e um grande painel digital com direito a comandos de voz e sistema de inteligência artificial já preparado para a internet 5G, conforme relatam profissionais do ramo de TI com os quais a revista AutoMOTIVO esteve em contato. Na China, esse modelo é comercializado com multimídia de 10,25 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital por lá tem tela de 7 polegadas.

Central multimídia deve ser de 10,25 polegadas

Em relação à motorização, o crossover não deve ter mudanças. Portanto, será equipado com o já conhecido motor Acteco 1.5 litro turbo quatro cilindros, que entrega 150 cv e 21,3 kgfm de torque com etanol, além de 147 cv e 21,4 kgfm de torque com gasolina. A transmissão deve ser automática do tipo CVT que simula nove velocidades, substituindo a automatizada de seis marchas. É importante destacar que na China o SUV compacto é vendido com trem de força de 1.5 litro aspirado, que rende 118 cv e pode ter câmbio automático do tipo CVT ou manual de cinco marchas. Mas isso não deve ocorrer por aqui.

Modelo terá uma nova grade dianteira

Concorrentes
No segmento de SUVs compactos a briga é acirrada pela liderança do ranking de vendas. O Tiggo 5X é um modelo compacto-médio tal qual o Hyundai Creta que também está entre os dois segmentos. Assim, ao menos em preço o Tiggo 5X 2022 deve brigar na faixa dos R$ 120 mil com Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross e de certa forma com versões mais equipadas do Volkswagen Nivus, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Citroën C4 Cactus e também, o líder de vendas entre os compactos, o Jeep Renegade.

Modelo deve ganhar novo farol de milha

Mas o Tiggo 5X também está entre os modelos médios e briga de forma bem competitiva com o líder Jeep Compass, com o bem sucedido Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e também com o Chevrolet Equinox que virá reestilizado em 2022. Ainda nesta linha enfrenta o Ford Territory e Mitsubishi Eclipse Cross.

Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e visite os feirões presenciais realizados aos domingos. Acesse também as redes sociais Instagram, Facebook e YouTube e fique ligado na programação dos eventos em 2021.