Modelo usa estrutura monobloco e virá concorrer com as versões mais caras da Fiat Toro. Por Marcos Camargo Jr.
A Ford está renovando rapidamente seu portfólio de olho em modelos mais lucrativos. Nada de modelos compactos como os já extintos Ka e EcoSport. Os negócios são os Crossovers e Pickups. Como parte dessa estratégia a marca apresenta no país a nova Ford Maverick. Esqueça o modelo clássico que tivemos aqui entre 1973 e 1979. A Maverick ganha o artigo no feminino pois se trata de uma pick-up que vem brigar com a Toro.
Para isso a pick-up Maverick, de porte médio, tem estrutura monobloco (mais leve) ao invés do tradicional chassi de modelos como a Ranger. A novidade traz de volta um nome tradicional na linha Ford. O Maverick era inicialmente um carro médio e foi produzido no país entre 1973 e 1979 e também nos Estados Unidos entre 1969 e 1979 (na linha Ford e também na divisão Mercury sob o nome Comet).
Agora a pick-up Maverick usa a plataforma do Bronco, é produzida no México e a Ford pretende justamente cumprir a lacuna abaixo da Ranger com um modelo menor e mais versátil. O Auto Show viu de perto a novidade em um evento reservado em São Paulo. A intenção da marca era mostrar o estilo, acabamento e também os acessórios que devem compor a novidade ainda sem data precisa de lançamento.
Com visual quadrado a Maverick antecipa o estilo que será visto na nova geração da Ranger. Tem faróis em LED com formato de “C”, grade interligada e angulosa e porte que parece maior do que sugerem suas dimensões. Os vincos laterais e a caçamba remetem de certa forma à irmã maior da marca mas a novidade é relativamente mais baixa.
A Maverick tem 5,07m de comprimento e 3,07 de entre-eixos além de 1,83m de largura e 1,74m de altura sendo um pouco maior, com mais entre-eixos e um pouco mais estreita que a Toro por exemplo. As rodas são aro 17 com pneus de uso misto.
Por dentro impressiona pelo bom acabamento repetindo vários elementos já vistos no Bronco. Também com predomínio de linhas retas tem painel digital de 6,5 polegadas e multimídia de 8,5 polegadas com sistema Ford Sync já conhecido.
Ponto de destaque são os porta-objetos sob o banco traseiro, nas forrações de porta e também no painel atrás da multimídia, na porção central e também abaixo do console e sob o apoio de braço. Em termos de acessórios estarão disponíveis defletores de ar, Santantonio tubular, porta objetos para caçamba e capota marítima com fechamento elétrico, item já oferecido na linha da Ranger.
A Ford já definiu que irá vender a utilitária apenas na versão Lariat FX4 com motor 2.0 litros EcoBoost turbo de quatro cilindros, que entrega 253 cv a 5.500 rpm com torque de 38,3 kgfm a 3.000 rpm. A transmissão será automática de oito velocidades e a tração do tipo integral permanente alimentado apenas por gasolina. Já seletor de modos de condução por botão giratório assim como no Bronco. No entanto, a marca não divulgou o preço de seu futuro produto.
O modelo chega para competir diretamente com a Fiat Toro, que é líder do segmento mas apenas nos modelos mais caros que são equipados com motor diesel 2.0 e tração 4×4, além da nova Chevrolet Montana e da nova Renault Duster Oroch, que serão lançadas no próximo ano.
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