AutoShow

Quer vender um carro usado e está difícil? Saiba o motivo

Quem está tentando vender um carro já percebeu que diferente de 2021, este ano o mercado já mudou bastante. A venda rápida com preço “acima da tabela” ou “na tabela” já não tem mais ocorrido. E por que?

Veja porque ficou difícil vender um carro esse ano e como aumentar as chances de fechar negócio. Por Marcos Camargo Jr.

Feirão do AutoShow conta com uma ampla variedade de veículos

Quem está tentando vender um carro já percebeu que diferente de 2021, este ano o mercado já mudou bastante. A venda rápida com preço “acima da tabela” ou “na tabela” já não tem mais ocorrido. E por que?

Evento acontece todos os domingos das 7h às 13h no Shopping Center Norte

Pesquisa do AutoShow baseada no preço de venda informada pelos frequentadores dos feirões já mostra que o valor de negociação está em média 7% abaixo da tabela para carros seminovos (com até 2 anos de uso) e 10% abaixo da tabela para modelos usados.

Negociação ocorre entre comprador e vendedor na hora sem intermediários

Esse é um reflexo do novo momento de mercado. As vendas de carros supervalorizados está chegando ao fim com a volta da produção de modelos novos pelas fabricantes nacionais (ainda com algumas interrupções pontuais por falta de peças) é isso ajuda a empurrar o valor do carro usado para baixo.

Feirão conta com despachante e orientação para compra e financiamento

Outro motivo é que com a retomada da vida normal no pós pandemia, as locadoras voltaram a demandar carros de entrada que agora começam a chegar ao mercado como seminovos. O resultado disso? O preço do seminovo tende a cair pois esses carros de locadoras ajudam a “regular o estoque” de carros especialmente os de modelos mais comuns como Fiat Argo e Mobi, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Peugeot 208 e um pouco do Renault Sandero.

Feirão também acontece das 7h às 13h no Shopping ABC

Este é um dos motivos pelos quais vender um carro está mais difícil em 2022. E pode ficar ainda mais nos próximos meses. Os próximos índices de preço que viram a valoração de até 20% da tabela no ano passado vão retornar aos patamares anteriores em breve. Por isso a venda de um carro está mais difícil.

Locadoras voltaram a demandar carros que agora começam a chegar ao mercado como seminovos

E por isso o AutoShow vem se destacando como ferramenta de venda de um veículo usado: no evento presencial a negociação ocorre entre comprador e vendedor na hora. O feirão Autoshow ainda traz serviços de facilitação como despachante, emissão de vistoria cautelar e de transferência, orientação para compra e financiamento no local. “Com a negociação feita na hora o valor ajustado entre as partes já caiu este ano como mostram nossos dados internos. Por isso o feirão vem crescendo mas notamos que os preços estão caindo justamente pela dificuldade de vender. Antes as lojas pagavam bem por modelos usados na certeza de venda. Mas agora isso não acontece mais” diz Leandro Ferrari, diretor Comercial do AutoShow.

Comprador pode olhar qualquer veículo com muita facilidade

Ferrari alerta que as ferramentas digitais que também se destacaram no passado recente podem não ser a melhor alternativa para vender hoje em dia. “Antes esses sites pagavam valores atrativos para o cliente mas hoje isso não ocorre mais. O cliente pode fazer a comparação e vai descobrir que é vantajoso e lucrativo vender no feirão”, completa.

Preço do seminovo tende a cair pois esses carros de locadoras ajudam a “regular o estoque”

Vai vender na feira? Veja dicas essenciais!
Compre seu ingresso antecipado no site: É mais barato e você garante a entrada no evento.

Mostre sempre o carro limpo antes de vendê-lo

Prepare seu carro: faça uma boa lavagem, enceramento e até polimento. Deixe o carro com visual atrativo para levar ao Feirão.

Antes de vender o carro pague todos os impostos

Deixe a documentação em dia: Pague os impostos como IPVA, licenciamento e multas e leve os comprovantes ao evento para facilitar.

Mantenha a manutenção do veículo em dia

Faça a manutenção preventiva: Pense que o novo comprador não quer ter dor de cabeça e faça um checkup no carro que você quer vender.

Tenha uma boa conversa com eventuais interessados

Chegue cedo ao Feirão: assim você aproveita ao máximo o tempo no evento e terá tempo para conversar com eventuais interessados.

Seja sempre gentil e deixe a pessoa olhar bem o veículo antes de comprá-lo

Faça a negociação de forma clara e transparente: Deixe o interessado olhar e ligar o carro ou até dar uma volta na área interna do Feirão. Seja gentil!

Se você seguir todas essas dicas irá vender fácil o seu veículo

Usando estás dicas do AutoShow sua negociação ficará mais fácil e rápida. O mercado é muito dinâmico! Então aproveite facilidade do Feirão e venda seu carro por um preço melhor nos eventos que acontecem todo domingo das 7h às 13 no Center Norte e Shopping ABC.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC