AutoShow

Com anúncio, Ford ficará sem fábrica de veículos no Brasil

Por meio de um comunicado à imprensa nesta tarde a Ford informou um processo de reestruturação que implica no fechamento das unidades fabris de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) onde são montados os modelos da marca Troller. Em 2019, a marca, que passa por um processo de mudança em escala global, já havia fechado a fábrica de São Bernardo do Campo. Após o anúncio a montadora suspendeu imediatamente a produção do compacto Ka e do Ka sedan, além do crossover EcoSport

Cerca de 5 mil pessoas serão impactadas com o fechamento. Por Marcos Camargo Jr

Ka, Ka sedan e EcoSport eram fabricados no Brasil

Por meio de um comunicado à imprensa nesta tarde a Ford informou um processo de reestruturação que implica no fechamento das unidades fabris de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) onde são montados os modelos da marca Troller. Em 2019, a marca, que passa por um processo de mudança em escala global, já havia fechado a fábrica de São Bernardo do Campo. Após o anúncio a montadora suspendeu imediatamente a produção do compacto Ka e do Ka sedan, além do crossover EcoSport.

FIM DA FORD NO BRASIL? Ka e EcoSport sairão de linha! Saiba tudo. Veja o vídeo!

A marca que perdeu metade das vendas entre 2020 e 2019 alega a crise de ociosidade ampliada pelo coronavirus os motivos que levaram a esta decisão. No entanto, a montadora afirma que continuará no mercado brasileiro com produtos importados como a Ranger além de modelos importados do México e da China como o recém-lançado Territory.

Hoje a empresa produz o Ka e o EcoSport na Bahia, tem uma unidade de motores em Taubaté no interior paulista e uma fábrica dos jipes da marca Troller, que pertence ao grupo Ford no Ceará. Segundo a empresa o Campo de Provas que funciona na cidade de Tatuí seguirá em funcionamento.

Com o fechamento da fábrica cerca de 5.000 pessoas serão demitidas especialmente em Camaçari, na Bahia. Analistas acreditam que cerca de 25 mil pessoas serão impactadas considerando os empregos indiretos de fornecedores instalados localmente. Em Taubaté cerca de 800 pessoas serão impactadas na fábrica de motores também sem considerar empregos indiretos.

A marca também confirmou por meio de uma nota a oferta dos novos Mustang Mach 1, o crossover Bronco Sport e também a pickup derivada Maverick todos fabricados no México. A van Transit deve retornar ao nosso mercado produzida no Uruguai. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas, completa a empresa.

Histórico da marca

Fábrica da Ford no Bom Retiro, centro de São Paulo, nos anos 1920

A Ford foi uma das primeiras marcas a iniciar a fabricação de veículos no país. Em 1919 a montadora iniciou a venda de modelos importados no Brasil e a partir de 1921 começou a montagem de veículos vindos em kits dos Estados Unidos em um galpão na região central de SP onde cerca de 4.000 exemplares eram produzidos por ano.

A Ford inaugurou uma segunda unidade em 1953 no bairro do Ipiranga para produzir a linha de utilitários e ao longo dos anos 1960, adquiriu a Willys Overland e com ela, foi iniciada a produção em São Bernardo do Campo.

FIESTA ROCAM 1.6 class USADO VALE A PENA? Opinião sincera, dicas, cuidados e manutenção. Veja o Vídeo!

A partir do Ford Galaxie, em 1967, a marca diversificou sua linha de produtos com o Corcel, Maverick, Del Rey, Escort e manteve a produção de veículos no ABC mesmo durante a parceria com a Volkswagen quando formou a Autolatina, entre 1985 e 1996.

Com o fim da parceria a marca mantém novos modelos como o Fiesta e o Ka e importa outros veículos como Taurus, Ranger e Mondeo além do Escort. No fim dos anos 1990 a marca anuncia o investimento em Camaçari, na Bahia onde fabricou a linha Fiesta e depois o EcoSport até 2021.

Procura um modelo da Ford? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC