Troller TX4 ganha câmbio automático (e não perde capacidade off-road)

Preço inicial é alto mas trabalho do motor com a suspensão é bem calibrado. Por Guilherme Magna

A Troller começou em 1995 com um sucesso de vendas do mundo off-road, o jipe T4 que tem público fiel. Porém até hoje a marca não oferecia a opção de câmbio automático para ele, história que mudou hoje. O TX4 é a nova versão do Troller que ganha também o diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens que aumentam a sua capacidade de uso fora de estrada. Fabricado no Ceará, a nova versão automática atende os consumidores que não abrem mão da tração integral do jipe mas querem a comodidade do câmbio sem embreagem. A solução da casa caiu bem ao jipe, como testamos.

Visualmente a diferença em relação ao T4 “comum” está nos detalhes internos e itens como as rodas pretas e as três cores disponíveis: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada – sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel. No melhor estilo “saia e blusa” como nos carros antigos, o resultado não é uma unanimidade embora o Troller nunca tenha se esforçado para ser bonito.

Há itens como o pneu Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático, faróis auxiliares de LED de longo alcance e submersíveis por até um metro durante 30 minutos. O TX4 ainda traz teto solar duplo de vidro, lanternas traseiras de LED, bagageiro no teto com barras transversais ajustáveis e antena flexível e removível.

Por dentro Troller os itens de gosto discutível continuam: há detalhes como as saídas de ar com aros na cor laranja e os bancos são personalizados com o emblema do jipe e também possuem costuras na mesma cor. Há  cintos de segurança de três pontos para todos os cinco ocupantes e aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.

Em termos de conectividade há uma central multimídia Smart Car Drive da da marca JBL Harman, com tela de 6,75” e há conectividade com Android Auto e Apple CarPlay além de Bluetooth e rádio.

O motor é o Duratorq 3.2 turbo diesel de 200cv  e torque de 470 Nm, que também equipa o T4 manual e vem “emprestado” da Ranger. Sua tração 4×4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low, com sistema de seleção “shift on the fly” que permite o acionamento a até 120 km/h.

Teste fechado 

 Neste primeiro contato com a novidade aceleramos o Troller TX4 dentro de um circuito nos arredores do Campo de Provas da Ford, em Tatuí, interior paulista. Apesar do motor potente a calibração com câmbio automático de seis velocidades deixou o Troller amigável para uso urbano no 4×2.

Com carroceria mais rígida e suspensão precisa, o ajuste é mesmo feito para a robustez como é próprio do DNA deste veículo.

Basta deixarmos a estrada que a capacidade off-road do TX4 mostra realmente o DNA Troller. Com o diferencial traseiro blocante, que pode ser ativado por um botão no console central, distribuindo torque contínuo nas rodas, o carro ficou ainda mais divertido e forte para enfrentar trechos com lama ou ficar submerso por até 1metro e enfrentar trechos alagados ou enlameados como gostam os fãs do fora de estrada. Mesmo em trechos montados e previamente testados para o carro transpor a força se destaca bem como o trabalho da suspensão que foi aprimorado com o passar dos anos e das gerações deste legítimo jipe brasileiro.

O preço é de R$ 167,3 mil, alto considerando que com esse preço da para comprar um SUV com tração integral 4×4 a diesel como o Renegade e ainda sobra dinheiro, mas certamente o Troller é feito para sair da estrada e vencer qualquer desafio proposto.