Em busca de um compacto? Ford Ka é você líder de mercado e mostra sua polivalência. Por Marcos Camargo Jr
O Ka é o segundo em vendas no Brasil e o primeiro disparado da Ford. A montadora americana conseguiu colocar o hatch em segundo lugar entre os modelos mais vendidos do país: foram 104.338 unidades comercializadas.
Os motivos segundo a própria Ford são os mesmos que levam qualquer consumidor a um carro de entrada: preço acessível, custo de manutenção baixo e bom espaço interno. Mas vale a pena? O Auto Show descobriu o guia completo com foco na versão avaliada “100 anos” (alusiva ao centenário da Ford no Brasil) equipada com motor 1.5 de 137cv e transmissão automática de seis marchas.
Prós
- Economia de combustível Continua sendo um bom motivo para colocar o Ka na sua garagem. O consumo medio com gasolina é 13,5km/l na cidade e até 15km com gasolina.
- Baixo custo de manutenção comparado com seus concorrentes. Até os 50 mil km o custo será de R$ 3,3 mil, apenas R$ 100 a mais que a versão 1.0 com câmbio manual. As paradas sao feitas a cada 10.000 quilômetros
- Nivel de equipamentos também é bom para o segmento: multimídia Sync 3 moderna e integrada com Apple CarPlay e Android Auto fazem parte da oferta (mas há deslizes como se verá abaixo)
- O espaço interno também é bom para o segmento considerando um carro de menos de 4m de comprimento.
Contras
Para um carro com este preço faz falta uma câmera de ré e sensores de estacionamento. Eles poderiam integrar os pacotes mais completos do Ka.
Apesar do visual diferente, o Ka 100 anos traz elementos de gosto duvidoso como o teto preto, maçanetas também em preto e interior mesclando a mesma cor com azul na costura dos bancos
Ford Ka 100 anos
O compacto Ka 100 anos foi lançado ainda no primeiro semestre de 2018 e é vendido por R$ 65.990 em cor única, azul Belize, com rodas, maçanetas e teto na cor preta e interior com detalhes referentes ao nome da versão.
O motor é o TI-VCT 1.5 Dragon com bons 136cv de potência que se mostram presentes a partir de 2.500rpm e o câmbio automático de seis marchas fecha o bom pacote mecânico. Na versão 100 anos, o carro não conta com controle de tração e estabilidade.
A suspensão é bem ajustada para a cidade, o que torna o trajeto tranquilo para os ocupantes do veículo, a não ser quando o carro passa por buracos, o que deixa um impacto rígido.
O sistema multimídia do Ford Ka é um dos melhores da categoria. O SYNC 3 tem poucas cores, o que deixa um visual mais leve, outro ponto positivo é a funcionalidade. O sistema multimídia tem interação com Android Auto e Apple CarPlay. A parte negativa fica por conta da ausência da câmera de ré e sensor de estacionamento.
Com o fim da linha para Ford Fiesta e Focus, o Ka se tornou o único hatch e sedan da montadora. Com as vendas subindo dia a dia a Ford consolida cada vez mais o Ka na segunda posição entre os modelos mais vendidos do Brasil.
A Ford trabalha com o Ka em uma ampla faixa de preço. Com preços a partir de R$ 45.590 o hatch que é fabricado em Camaçari, na Bahia é também um modelo bem procurado por locadoras de automóveis.
Apesar de modelos compactos não serem o foco da Ford, esse também foi um dos motivos que o Fiesta e o Focus foram descontinuados, o compacto deve receber mudanças ainda em 2020. Tendo em vista que seus principais concorrentes Onix e HB20 mudaram recentemente. A Ford já deixou claro que pretende trabalhar apenas com SUVs e picapes.