AutoShow

Volkswagen paralisa produção por falta de peças

A Volkswagen paralisou a linha de montagem na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo

Fábrica é responsável por produzir o Virtus, o Polo e o Nivus. Por Felipe Salomão

Crise mundial de falta de semicondutores tem prejudicado outras montadoras

A Volkswagen paralisou a linha de montagem na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A produção será suspensa até o dia 25 de abril, quando voltará a produzir o Virtus, o Polo e o Nivus, que são produzidos por lá.

Semicondutores são utilizados em diversas partes eletrônicas dos veículos

Com essa medida tomada pela Volkswagen, aproximadamente 3 mil trabalhadores serão afetados. A montadora ainda tem esperança de que o abastecimento dos componentes eletrônicos voltem ao normal a partir do segundo semestre deste ano. Vale ressaltar que esses semicondutores são utilizados em diversas partes eletrônicas dos veículos, como na transmissão, sistema de entretenimento, segurança, iluminação, ar-condicionado, entre outros.

Crise mundial por falta de semicondutores começou com a pandemia de Covid-19

Entenda a crise dos semicondutores
A crise mundial por falta de semicondutores começou com a pandemia de Covid-19, uma vez que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender ao forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo nesse período. Com isso, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, suspendeu encomendas desses equipamentos geralmente de origem asiática.

Unidade que produz o Gol e Voyage já sofreu paralisações no passado

No entanto, com o crescimento das vendas de veículos, as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.

Procura um Volkswagen Polo, Virtus ou Nivus? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC