Linha de montagem do Polo, Virtus, Nivus e Saveiro voltam a operar apenas no final de maio. Por Felipe Salomão
A Volkswagen irá paralisar a produção em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, entre os dias 9 e 28 de maio por falta de peças. A linha de montagem, que já tinha ficado parada no feriado de Tiradentes, é responsável por produzir o Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.
Essa medida afetará diretamente 2,5 mil trabalhadores dos 4,5 mil que atuam na linha de produção, que produz aproximadamente 800 automóveis por dia. Na sede paulistana da empresa conta com cerca de 8,2 mil funcionários. A marca dará 20 dias de férias coletivas para dois turnos a partir da segunda-feira que vem.
Vale lembrar que a crise mundial por falta de semicondutores começou com a pandemia de Covid-19, já que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender ao forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo nesse período. Por conta disso, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, suspendeu encomendas desses equipamentos geralmente de origem asiática.
No entanto, com o crescimento das vendas de veículos, as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Desta forma, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros. Também há novos lockdowns na China por conta de uma nova onda de coronavírus, que tem afetado novamente fabricantes e distribuidores.
Procura um Volkswagen Polo, Nivus, Virtus ou Saveiro? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC