Volkswagen celebra 2 milhões de motores EA211 produzidos em São Carlos

A Volkswagen comemora a marca de 2 milhões de motores EA211 feitos na unidade de São Carlos, interior de São Paulo

Na fábrica são feitos os 1.0 e 1.6 aspirados e os 1.0 e 1.4 turbo flex. Por Felipe Salomão

Fox Bluemotion foi o primeiro a ser equipado com motor da família EA211

A Volkswagen comemora a marca de 2 milhões de motores EA211 feitos na unidade de São Carlos, interior de São Paulo. No complexo industrial são produzidos os 1.0 MPI, 1.6 MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI flex, que estão presentes em quase todos os carros vendidos pela montadora na América Latina.

Avaliação: tudo sobre o novo Gol/Voyage 1.0 MPI 2019. Veja o vídeo!

“Este marco de dois milhões de motores da família EA211 mostra uma transformação que uma fábrica tem para a região e Grupo, já que, além de abastecermos o mercado interno, também exportamos os motores TSI para Argentina, México e Espanha”, destaca Cesar Drazul, gerente de fábrica da VW São Carlos.

Linha do tempo
A companhia começou a produzir motores da família EA211 em 2013, quando equipou o Fox Bluemotion com o propulsor 1.0 MPI. Já em 2014 o trem de força passou a equipar o up!, Gol e Voyage. Além disso, naquele ano a marca iniciou a fabricação do 1.6 MSI, que passou a estar presente no Gol, Voyage, Saveiro e Golf.

CONSUMO REAL POLO GTS 1.4 TSI na estrada e na cidade! 180km rodados. Veja o vídeo!

Já o primeiro motor turbo desta gama nasceu em 2015, quando estreou no up!, que era equipado com o famoso 1.0 TSI flex. Atualmente, esse trem de força é utilizado no Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Em 2016 a Volkswagen apresentou o 1.4 TSI de 150 cv, que está presente no Tiguan, T-Cross e, também, equipará o novo Taos.

Em 2017, o Polo passou a adotar o número do torque gerado em newton metro pelo motor e a sigla TSI, ou seja, 200 TSI, que é o motor 1.0 turbo com 200 Nm de torque, o que é equivalente a 20,4 kgfm.

VOLKSWAGEN TAOS chegando! Vai atropelar Compass, Corolla Cross, Equinox, Tiggo 7 e Territory? Review. Veja o vídeo!

Tecnologias
Essa motorização trouxe consigo diversas tecnologias, entre elas o sistema E-Flex, que abandonava o tanquinho de gasolina para partida a frio quando o carro estiver abastecido com etanol. Esse conjunto mecânico ainda foi projetado para reduzir o peso e o atrito interno. Por isso, são menores e mais leves com a adoção de bloco e cabeçote em alumínio. Além disso, tem quatro válvulas por cilindro e sistema variável de válvulas na admissão. 

Procura um modelo da Volkswagen? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC