AutoShow

Veja quais carros serão lançados no Brasil em 2022

No próximo ano o mercado automotivo deve receber diversos lançamentos. Portanto, o Auto Show fez uma extensa lista de quais carros serão lançados por aqui em 2022

Lista contempla todas as categorias de veículos vendidos no país. Por Felipe Salomão

Modelo deve ter motor de 1.0 turbo de 130 cv

No próximo ano o mercado automotivo deve receber diversos lançamentos. Portanto, o Auto Show fez uma extensa lista de quais carros serão lançados por aqui em 2022. Entre as novidades estão: Chevrolet Montana, Ford Maverick, Renault Duster Oroch, novo Citroën C3, novo Honda HR-V, novo Jeep Renegade, novo Volkswagen Polo, na Toyota Hilux GR Sport, entre outros.

Chevrolet Montana
A Chevrolet reviverá a picape Montana no próximo ano. Contudo, o modelo passará para outra categoria para concorrer diretamente com a Fiat Toro, Renault Duster Oroch e Ford Maverick, que também chegará em 2022.

Chevrolet Montana já foi flagrada rodando na Coreia do Sul – Foto: AutoPost/Reprodução

A novidade, que será produzida em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, utilizará a mesma plataforma GEM usada no Onix e na Tracker. Inclusive, a picape deve ser equipada com o mesmo motor do SUV compacto. Portanto, deve ser vendida com trem de força de 1.2 litro turbo Ecotec, que entrega 133 cv com 21,4 kgfm de torque. Também pode ter uma opção com propulsor 1.4 turbo Ecotec do Cruze de 150 cv ou ainda o 1.3 turbo de 165cv ficando mais próximo dos rivais.

Montana pode ter uma opção com propulsor 1.4 turbo Ecotec do Cruze de 150 cv – Foto: AutoPost/Reprodução

Ford Maverick
A Ford já anunciou que lançará a Maverick no país e a novidade será anunciada no final de janeiro. A novidade, que será importada do México, concorrerá diretamente com a Fiat Toro, Renault Duster Oroch e Chevrolet Montana. Além disso, será vendida apenas na versão Lariat FX4 e será equipada com motor de 2.0 litros turbo EcoBoost turbo de quatro cilindros, que entrega 253 cv a 5.500 rpm com torque de 38,3 kgfm a 3.000 rpm, conjunto já conhecido no Bronco. A transmissão será automática de oito velocidades. A picape ainda contará com tração integral e a suspensão traseira deve contar com sistema multi-link.

Maverick tem 5,07m de comprimento e 3,07 de entre-eixos

O modelo terá as rodas devem ser de 17 polegadas, painel de instrumentos digital de 6,5 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de ter conectividade com o aplicativo FordPass, que permite ligar a picape e abrir as portas por meio do smartphone.

Modelo tem painel de instrumentos digital de 6,5 polegadas

Renault Duster Oroch
A Renault lançará a nova geração da Duster Oroch no próximo ano. O modelo deve ter design alinhado com o crossover compacto Duster. Já a motorização deve ser a mesma do novo Captur. Por isso, pode ser equipada com motor de quatro cilindros 1.3 TCe da Mercedes-Benz, que foi desenvolvido em parceria com a fabricante francesa, que entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol com torque de 27,5 kgfm entre 1.600 a 3.750 rpm. A transmissão deve ser CVT. Claro, o modelo brigará com a Fiat Toro, a Ford Maverick e a Chevrolet Montana.

Duster Oroch deve ter transmissão CVT como no novo Captur – Foto: @AutoINBrasil/Reprodução

Novo Citroën C3
A Citroën lançará o novo C3, que deixará de ser um hatchback e se transformará em um SUV compacto. Além disso, a novidade contará com um design arrojado com faróis dianteiros dispostos em formato de “Y” e faróis arredondados na traseira. Por dentro ganhará uma central multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay e painel de instrumentos 100% digital.

Novo Citroën C3 deve chegar no começo do próximo ano

Em relação à motorização, o modelo deve ser equipado com o mesmo propulsor do Fiat Pulse, ou seja, 1.0 litro turbo, que rende 130 cv e aproximados 20 kgfm de torque. Também pode ter uma versão com propulsor de 1.6 litro, que entrega 115/118 cv a 5.750 rpm e com torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O novo Citroën C3 chegará para brigar com o Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Caoa Chery Tiggo 3X, Renault Duster, Peugeot 2008, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e, também, com o próprio Fiat Pulse, lançado neste ano.

Interior também terá detalhes coloridos

Novo Honda HR-V
A Honda deve lançar em 2022 a nova geração do crossover HR-V. Inclusive, já registrou o modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. O SUV chegará com um visual renovado, que tem uma ampla grade dianteira, faróis afilados e traseira com faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas. A marca deve manter o motor 1.5 turbo de 173 cv a 5.5500 rpm com torque de 22,4 kgfm de 1.700 rpm. Todavia, a montadora deve oferecer uma versão híbrida no país.

Modelo já foi apresentado na Europa

Fiat Projeto 376
Depois do sucesso do Pulse, a Fiat já planeja lançar outro SUV no próximo ano. O modelo que é chamado de Projeto 376 deve rivalizar com o Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Jeep Compass. Ainda não há imagens deste modelo, que deve adotar a mesma mecânica da Fiat Toro, ou seja, motor 1.3 turbo flex, que entrega 185 cv e tem torque de 270 Nm. A transmissão pode ser automática de seis velocidades. Inclusive, esse trem de força também equipa os Jeep Compass e Commander. A novidade deve ser produzida em Betim, Minas Gerais.

Renegade deve ser parecido com a versão atual

Novo Jeep Renegade 1.3 4×2 e 4×4
Em 2022 será o ano em que a Jeep fará mudanças importantes na linha do Renegade no Brasil. O SUV compacto não deve ter poucas mudanças visuais. Por isso, deve ganhar apenas um novo conjunto de faróis dianteiros e traseiros com uma nova assinatura luminosa. Já pode dentro deve receber o mesmo volante da atual geração do Jeep Compass.

Modelo ganhará motor de 1.3 litro turbo de 185 cv

Em relação à motorização, o crossover deve ser equipado com o mesmo motor 1.0 turbo de 130 cv com 20,4 kgfm de torque do Fiat Pulse. Também será vendido com propulsor de 1.3 litro turbo flex, que entrega 185 cv e tem torque de 270 Nm, que equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander. A transmissão deve ser automática do tipo CVT de sete velocidades.

Hyundai Creta Grand
Já flagrado no Brasil, o Hyundai Creta Grand, como é chamado no México, deve ser lançado por aqui em 2022. O SUV terá espaço para sete passageiros, o que o tornará rival direto do Jeep Commander. O crossover não terá muitas mudanças no visual polêmico, apenas deve ganhar uma janela a mais para os ocupantes da última fileira.

Versão mexicana manteve design polêmico

Em relação à motorização, a novidade deve ser oferecida com motor de 2.0 litros flex, que entrega 167 cv e tem torque de 20,6 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades.

Toyota Hilux GR Sport
A Toyota lançará no próximo ano a picape Hilux GR-Sport, que terá um visual esportivo e motorização de 2.8 litros turbodiesel, que entrega 224 cv com torque de 50,9 kgfm. A transmissão deve ser automática de seis velocidades e a tração será integral com caixa reduzida. O modelo brigará diretamente com a Chevrolet S10 Z71, com a Ford Ranger Storm e com a Nissan Frontier Attack.

Picape deve ter um novo nicho para os faróis de neblina

Novo Kia Cerato
A nova geração do Kia Cerato deve ser lançada por aqui em 2022, quando será trazida do México para o mercado brasileiro. O sedã ganhou mudanças visuais profundas na dianteira e passou a ter faróis ainda mais afilados e em full LEDs, grade “boca de tigre” recebe efeito em 3D e com novo logo acima dela. Os para-choques ganharam novas entradas de ar e novos faróis de neblina. A traseira ganhou lanterna que sobrepõe a tampa do porta-malas. Por dentro, a novidade ganhou novo volante, o painel de instrumentos recebeu um novo grafismo e a central multimídia passa a ter 10,25 polegadas.

Modelo deve ter transmissão automática do tipo CVT

Em relação à motorização, o novo Cerato pode ser equipado com motor de 2.0 litros a gasolina de 149 cv com 18,2 kgfm de torque. Também tem a opção de trem de força de 1.6 litro turbo de 204 cv com 27 kgfm de torque. A transmissão poderá ser automática do tipo CVT ou automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.

Novo VW Jetta
O novo Volkswagen Jetta, que foi mostrado nos Estados Unidos, deve chegar em 2022 ao Brasil importado do México. O sedã traz novos traços, que o mantém com o novo padrão visual da montadora europeia. Por conta disso, conta com faróis mais afilados e com uma assinatura luminosa em LED no formato de “C”. A grade dianteira também ficou mais fina e, assim como, o Taos ganhou um acabamento que liga visualmente os faróis. A traseira conta com faróis dispostos na horizontal e que sobrepõem a tampa do porta-malas.

Sedã conta com faróis mais afilados e com uma assinatura luminosa em LED no formato de “C”

A novidade vem equipada com novo motor 1.5 TSI de 160 cv. Também tem a opção de propulsor de 2.0 litros TSI, que rende 230 cv. O câmbio deve ser automático de dupla embreagem.

Novo Chery Tiggo 5X
Lançado no mercado brasileiro em 2018, o Caoa Chery Tiggo 5X deve ganhar uma nova versão no próximo ano. O SUV compacto terá o design alinhado com a versão comercializada na China e também modelos já oferecidos aqui como o Tiggo 7 Pro e o Arrizo 6 Pro. Por isso, terá grade dianteira nova, faróis mais afilados e o interior contará com painel 100% digital e central multimídia do tipo flutuante.

Novo Chery Tiggo 5X será produzido em Goías

A motorização de 1.5 litro turbo será mantida pela fabricante chinesa. Esse propulsor rende 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina. O torque é de 21,4 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão será automatizada de seis velocidades e dupla embreagem.

Jeep Grand Cherokee L
Além do Commander, que tem espaço para sete passageiros, a Jeep lançará em 2022 a Grand Cherokee L, que também permite ter sete ocupantes porém fabricado nos Estados Unidos com seu conhecido grande porte. O modelo traz a nova identidade visual da marca com faróis finos com luzes diurnas de LEDs integradas, grade dianteira com sete barras verticais e por dentro conta com uma central multimídia de 10,4 polegadas.

Versão de cinco lugares será parecida com a de sete lugares

O crossover deve ser comercializado com motor V6 3.6 aspirado, que entrega 294 cv e com torque de 35,5 kgfm. Também deve contar com uma versão V8 5.7 Hemi, que rende 362 cv com torque de 53,9 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades para os dois motores. A novidade ainda contará com tração integral com seletor de modos de terreno em cinco níveis.

Volkswagen Polo
A nova versão do Volkswagen Polo será a primeira reestilização do compacto em quatro anos de vida e terá um desenho semelhante ao Golf e Taos. Esses traços são vistos na faixa de LED na grade dianteira, o que o deixa parecido com o SUV Taos. Já os faróis em LED seguem a tendência já vista no Golf. Na traseira as lanternas “invadem” a tampa do porta-malas. O interior passa a ter painel de instrumentos digital de série com tela de 8 polegadas e como opcional uma de 10,25 polegadas. O carro também tem uma central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Polo 2022 ganhou um faixa de LED na grade dianteira

Em relação à motorização, o hatchback será equipado com motor 1.0 MPI de três cilindros aspirado, que entrega 80 cv e, também, com outro propulsor de 1.0 TSI de 95 cv e 110 cv. A transmissão será manual de cinco velocidades e automatizada DSG de dupla embreagem de sete marchas.

Na traseira as lanternas “invadem” a tampa do porta-malas

Além disso, a marca alemã confirmou que terá uma nova versão chamada de Track. A configuração utilizará a plataforma MQB-A0 e pode ser equipada com motor EA211 1.0 12V de 75 cv com gasolina e 86 cv com etanol. A transmissão seria manual de cinco velocidades. Com essa mudança, a novidade ficaria como modelo de entrada, visual antigo e preço reduzido em relação ao novo Polo.

Volvo C40 Recharge
A Volvo lançará o novo C40 Recharge no Brasil no próximo ano. O crossover elétrico segue a tendência de design da marca. Inclusive, terá a mesma assinatura luminosa presente em outros modelos da companhia. A traseira terá um farol futurista que descerá do teto até o porta-malas. O interior contará com uma central multimídia disposta na vertical.

Modelo é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos

Fabricado em Ghent, na Bélgica, a novidade utilizará a plataforma modular CMA e terá dois motores elétricos um para cada eixo, que entregam 408 cv com torque imediato de 67,3 kgfm. Segundo a marca, é possível fazer de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h. O modelo conta com bateria de 78 kWh, que confere autonomia de 420 quilômetros.

Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition
A Ford deve trazer para o Brasil no próximo ano o Mustang Mach-E GT Performance Edition, que já foi flagrado rodando sem disfarces pelas ruas de São Paulo. O esportivo vem equipado com bateria de 91 kWh, o que confere uma autonomia de 418 quilômetros. Já o motor elétrico entrega 487 cv com 87,6 kgfm de torque imediato. Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 96 km/h em apenas 3,5 segundos. O modelo ainda conta com tração integral.

Modelo já foi flagrado rodando por SP – Foto: Falando de carro/Reprodução

Em relação ao design, o crossover tem traços limpos. A dianteira conta com faróis afilados em full-LED com projetor e o capô tem dois longos vincos. Já a traseira tem a tradicional lanterna do Mustang a combustão. Além disso, há o logo “GT” no centro da tampa do porta-malas. As rodas são de liga leve de 20 polegadas. O carro deve ser vendido com sistema de som Bang e Olufsen com 10 alto-falantes, porta-malas com abertura por gestos, controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia de 15,5 polegadas na vertical, igual aos modelos da Tesla, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, câmera 360 graus, teto solar panorâmico, entre outros equipamentos.

Novo Renault Kwid
A Renault fará uma primeira mudança no Kwid em 2022. O modelo, que já foi flagrado rodando pelo Brasil, deve ter motor 1.0 SCe de 82 cv derivado do Sandero com comando de válvulas duplo. Além disso, terá um visual parecido com a versão vendida na Índia.

Kwid deve ter motor 1.0 SCe de 82cv derivado do Sandero

O hatchback compacto ainda terá uma versão eletrificada, que terá o mesmo design, mas será equipada com motor elétrico, que entrega 44 cv no eixo dianteiro. Além disso, a bateria será de 27,4 kWh, o que promete uma autonomia de 230 quilômetros e possibilita que o carro atinja a velocidade máxima de até 125 km/h.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC