Hatch compacto tem bom motor T200 turbo e esbarra na tecnologia e espaço interno. Por Redação

O Peugeot 208 disputa espaço em um segmento muito tradicional no mercado brasileiro. Rival do Chevrolet Onix turbo, Hyundai HB20 TGDi e Polo 200TSI o Peugeot já chegou a vender 28 mil unidades em um ano. Foi em 2022, um ano após sua estreia,mas esses números jamais foram superados pois em 203 e 2024 ele ficou em torno das 17, mil unidades comercializadas e hoje troca as vendas de carros de entrada com o Citroën C3 e Fiat Mobi, marcas da Stellantis. O cliente acabou migrando para outros produtos e mesmo com a reestilização o Peugeot 208 já não é “mais o mesmo”. Desta vez avaliamos a versão topo de linha GT 2025 com motor T200 e seus pontos interessantes bem como alguns detalhes que poderiam ser melhores. Afinal quais são os pontos positivos e negativos do Peugeot 208? O AutoShow avaliou o compacto e destaca um raio-X completo

O estilo do Peugeot 208 que ainda era atual ganha uma nova grade, o novo logotipo da marca, faróis redesenhados com o dente de sabre separado do conjunto que tem novos LEDs e sem a entrada de ar nas laterais além de novas rodas. Na traseira ganha só um novo arranjo para as lanternas e novo logotipo.
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Ponto interessante desse carro é que o cliente está comprando um veículo que está na mesma geração e com o mesmo estilo que é vendido na Europa e em toda a América do Sul. O Peugeot 208 ainda é definitivamente um carro bem bonito diante dos seus concorrentes.

Por dentro o compacto argentino ganha bancos com novas opções de tecido e mantém o estilo que conhecemos aqui no Brasil desde o lançamento.
Também novidade na Argentina, onde é produzido, o GT tem molduras nas caixas de roda, rodas especiais aro 17 com acabamento diamantado entre outras novidades. A versão avaliada tem tudo isso.

Motor do Peugeot 208: T200 turbo
As versões mais completas do Peugeot 208 ficam com o já conhecido motor T200 de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático CVT. Não existe mais uma versão Griffe para o Peugeot 208 na linha atual.

A Versão GT do Peugeot 208 estreou na linha 2024/2025 e vem muito completa. Tem Rodas aro 17 acabamento diamantado, volante em couro e emblema GT costuras exclusivas, banco com apoio, ICockpit 3D, 6 airbags, alerta de colisão, frenagem de emergência, reconhecimento de placas, faróis altos automáticos, assistente de fadiga, sensor de chuva, sensor de chuva.

Teste dinâmico
O Peugeot 208 se destaca pela boa dinâmica de condução. Nenhum hatch compacto terá uma posição tão boa de dirigir, precisão nas curvas e uma relação de direção tão direta.

O 208 é como um kart, digno dos melhores carros europeus mas com um toque de Brasil no caso do motor 1.0 T200 que responde rápido, é empolgante e tem boa relação mesmo num câmbio CVT.

Claro que nem tudo são flores. O Peugeot 208 se propõe a ser super equipado e ter até “pacote adas” mas não passa de alertas de segurança. Tem modernidade como uma chave realmente presencial mas já poderia trazer, por exemplo freio de estacionamento eletrônico e para abrir o teto solar, que é um dos seus outros diferenciais, é preciso lançar as mãos e acionar o puxador.

Os pontos que poderiam ser melhores no Peugeot 208 são os mesmos de sempre: porta malas acanhado e espaço traseiro ruim para acomodar adultos ou posicionar a cadeirinha das crianças. Definitivamente ele não foi feito para isso.

Conclusão
Hoje ao preço de R$ 128,9 mil, o Peugeot 208 GT já foi mais em conta e hoje encosta em todos os concorrentes como Onix turbo Premier, HB20 Limited e também Polo Highline.
Embora bem equipado, bonito e atual, poderia ser mais em conta. Essa qualidade o destacou no passado e poderia fazer a diferença para um futuro com mais vendas para a marca do leão.