Rodamos em estrada e na cidade com a novidade para você conferir os pontos positivos e negativos sobre o novo Onix. Por Marcos Camargo Jr
Líder de vendas há quatro anos seguidos, o Onix recebeu em 2019 a missão de se renovar completamente para continuar líder de mercado. Fabricado sob a plataforma GEM, o compacto ganhou motor três cilindros (turbinado nas versões mais caras) e novos pacotes de itens de série.
Avaliamos o novo Onix Hatch em 70% de trechos urbanos com e sem trânsito e 30% de percursos rodoviários com o Onix ao longo de 1.500km.
Prós e contras Novo Onix
Invertendo a ordem vamos falar do melhor ponto: o motor 1.0 turbo Ecotec de 116cv é de fato a maior mudança no compacto. A novidade é um projeto Opel aprimorado no Brasil e na China, uma vez que o carro foi desenvolvido em parceria com a SAIC, subsidiária da GM por lá. O Onix é agil, rápido e silencioso e o motor três cilindros empurra com folga os 1.079kg do Onix com economia conforme já provamos no teste de consumo com etanol e gasolina. O casamento com o câmbio de seis marchas é bom, mas poderia ter melhor relação em algumas reduções que são bruscas especialmente de terceira para segunda. Há opção de trocas manuais na alavanca mas sem shift paddles.
Em termos de suspensão não há nada comparável com a antiga geração do Onix. A nova plataforma e motor mudaram também o comportamento do carro que é mais preciso nas curvas sem efeito de flutuação característico dos carros antigos da GM. Apesar disso é um pouco duro ao passar por buracos e valetas e baixo (12,8cm de altura em relação ao solo) raspando facilmente em valetas e lombadas. Na estrada, porém, mostrou estabilidade e leveza acima do esperado.
Avaliamos a versão topo de linha Premier que é bem equipada. Além dos seis airbags e controle de tração e estabilidade (itens de série) o Onix traz alguns equipamentos que se destacam na concorrência como alerta de mudança de faixa e assistente de estacionamento que testamos várias vezes. Em termos de tecnologia a nova geração da multimídia MyLink trouxe tela de maior resolução, simples conectividade e espelhamento de smartphones Android e Apple CarPlay. A internet 4G com Wi-Fi a bordo e o carregador de celulares por indução também são diferenciais no segmento.
Com evoluções a ergonomia do Onix agradou com ressalvas durante o nosso teste. O painel está mais alinhado à altura dos olhos do motorista (o Onix antigo tinha perfil mais baixo) mas os assentos continuam curtos e estreitos para passageiros mais altos o que pode cansar em viagens longas. Atrás, o conforto é bom para os três passageiros que elogiaram as duas saídas USB para recarregar equipamentos.
Em termos de consumo a média com gasolina chegou a 13,7km por litro e 8,6km por litro com etanol.
Vale a pena?
Certamente é o carro com melhor relação entre custo e benefício do mercado ao custar R$ 73,1 mil com boa oferta de equipamentos. Diante dos concorrentes o Chevrolet mira principalmente o Polo Highline 200TSi (R$ 76,9 mil mas que chega a R$ 80,1 mil com banco de couro e pacote Tech High) e Hyundai HB20 1.0 TGDI Diamond Plus que trazem o mesmo perfil de transmissão e motor turbo. Na mesma faixa de itens de série está o Toyota Yaris XLS X-Way (R$ 80,3 mil) que é ainda mais caro e não oferece os mesmos itens do Chevrolet. No universo dos compactos estão também outros compactos como Sandero 1.6 Intense CVT, Ka Frestyle 1.5 AT e Fiat Argo HGT 1.8 AT.