Rodamos em estrada e na cidade com a novidade para você conferir os pontos positivos e negativos sobre o novo Onix. Por Marcos Camargo Jr
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Líder de vendas há quatro anos seguidos, o Onix recebeu em 2019 a missão de se renovar completamente para continuar líder de mercado. Fabricado sob a plataforma GEM, o compacto ganhou motor três cilindros (turbinado nas versões mais caras) e novos pacotes de itens de série.
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Avaliamos o novo Onix Hatch em 70% de trechos urbanos com e sem trânsito e 30% de percursos rodoviários com o Onix ao longo de 1.500km.
Prós e contras Novo Onix
Invertendo a ordem vamos falar do melhor ponto: o motor 1.0 turbo Ecotec de 116cv é de fato a maior mudança no compacto. A novidade é um projeto Opel aprimorado no Brasil e na China, uma vez que o carro foi desenvolvido em parceria com a SAIC, subsidiária da GM por lá. O Onix é agil, rápido e silencioso e o motor três cilindros empurra com folga os 1.079kg do Onix com economia conforme já provamos no teste de consumo com etanol e gasolina. O casamento com o câmbio de seis marchas é bom, mas poderia ter melhor relação em algumas reduções que são bruscas especialmente de terceira para segunda. Há opção de trocas manuais na alavanca mas sem shift paddles.
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Em termos de suspensão não há nada comparável com a antiga geração do Onix. A nova plataforma e motor mudaram também o comportamento do carro que é mais preciso nas curvas sem efeito de flutuação característico dos carros antigos da GM. Apesar disso é um pouco duro ao passar por buracos e valetas e baixo (12,8cm de altura em relação ao solo) raspando facilmente em valetas e lombadas. Na estrada, porém, mostrou estabilidade e leveza acima do esperado.
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Avaliamos a versão topo de linha Premier que é bem equipada. Além dos seis airbags e controle de tração e estabilidade (itens de série) o Onix traz alguns equipamentos que se destacam na concorrência como alerta de mudança de faixa e assistente de estacionamento que testamos várias vezes. Em termos de tecnologia a nova geração da multimídia MyLink trouxe tela de maior resolução, simples conectividade e espelhamento de smartphones Android e Apple CarPlay. A internet 4G com Wi-Fi a bordo e o carregador de celulares por indução também são diferenciais no segmento.
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Com evoluções a ergonomia do Onix agradou com ressalvas durante o nosso teste. O painel está mais alinhado à altura dos olhos do motorista (o Onix antigo tinha perfil mais baixo) mas os assentos continuam curtos e estreitos para passageiros mais altos o que pode cansar em viagens longas. Atrás, o conforto é bom para os três passageiros que elogiaram as duas saídas USB para recarregar equipamentos.
Em termos de consumo a média com gasolina chegou a 13,7km por litro e 8,6km por litro com etanol.
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Vale a pena?
Certamente é o carro com melhor relação entre custo e benefício do mercado ao custar R$ 73,1 mil com boa oferta de equipamentos. Diante dos concorrentes o Chevrolet mira principalmente o Polo Highline 200TSi (R$ 76,9 mil mas que chega a R$ 80,1 mil com banco de couro e pacote Tech High) e Hyundai HB20 1.0 TGDI Diamond Plus que trazem o mesmo perfil de transmissão e motor turbo. Na mesma faixa de itens de série está o Toyota Yaris XLS X-Way (R$ 80,3 mil) que é ainda mais caro e não oferece os mesmos itens do Chevrolet. No universo dos compactos estão também outros compactos como Sandero 1.6 Intense CVT, Ka Frestyle 1.5 AT e Fiat Argo HGT 1.8 AT.