S10 e Blazer: a eterna do corrente da linha Ranger tinha várias curiosidades

Em 1995 a General Motors vivia um tempo de verdadeira renovação no nosso mercado. Um ano antes ela lançava o Corsa após 20 anos do Chevette, projeto moderno de um carro alinhado com o que existia na Europa

Modelos chegaram efetivamente em 1995 com um sucesso estrondoso. Por Marcos Camargo Jr.

Modelos tinha linhas modernas e design específico para o Brasil

Em 1995 a General Motors vivia um tempo de verdadeira renovação no nosso mercado. Um ano antes ela lançava o Corsa após 20 anos do Chevette, projeto moderno de um carro alinhado com o que existia na Europa. A Chevrolet “testava” novidades importadas como a linha Astra e também com a S10 norte-americana.

S10 era derivada da pick-up Isuzu de 1982

Mas a marca precisava renovar a linha de utilitários e a resposta veio justamente em 1995. A nova geração de Pickups chegaria com grande pompa usando a fábrica de São José dos Campos e de onde saíram já mais de 1 milhão de unidades da S10 e Blazer. O projeto de S10 era derivado da pick-up Isuzu de 1982 assim como a Ford Ranger era um projeto derivado da Mazda.

Diferente dos modelos americanos a Blazer brasileira tinha desenho arredondado

A Chevrolet Blazer e S10 chegaram efetivamente em 1995 com um sucesso estrondoso para a época. Com linhas modernas, tinha design específico para o Brasil, mais fluido, arredondado, diferente dos modelos americanos que eram ainda bem quadrados.

Pick-up vinha equipada com motor de 2.2 litros de 110 cv

A S10 nacional tinha diferenças no design e o motor era o 2.2 de 110cv a gasolina que não empolgava pela injeção eletrônica simples (monoponto) mas que melhorou logo depois com a injeção mais moderna que rendia 113cv.
No ano seguinte estreava o motor 4.3 V6 da família Vortec, que tinha 180 cv. Depois era a vez do 2.5 turbodiesel com 95 cv. Em 1998 chegava o um 2.8 turbodiesel de 132 cv de potência e 34 kgfm de torque, base usada até hoje, que rende 200cv.

Modelos de luxo contavam com bancos em couro e transmissão automática

A S10 e a Blazer se diversificaram. Veio a linha Executive que se posicionava como modelo de luxo com bancos em couro e transmissão automática. E a evolução trazia modelos com cabine dupla, diversos acabamentos e desenho que mudava com o passar dos anos. Estas mudanças seguiram até 2012 quando estreou a nova geração da S10 de maiores dimensões e motores revistos. A Chevrolet S10 segue como um dos modelos mais vendidos do mercado mesmo após mais de 25 anos de história.

Versão americana tinha linhas mais quadradas

O AutoShow promove eventos de carros antigos com o AutoShow Collection dentro do Feirão aos domingos e também durante a semana no tradicional evento que reúne fãs e colecionadores de carros nacionais e importados. Veja a programação destes eventos nas redes sociais do AutoShow no Facebook e Instagram.

Procura uma Chevrolet S10 ou Blazer? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC