AutoShow

Sucessor do Astra, Cobalt deixa de ser produzido pela GM

Conhecido pelo bom espaço interno e porta-malas generoso, sedã da GM já não recebia atualizações desde 2016. Por Marcos Camargo Jr

Lançado em 2011, o sedã Cobalt deixa de ser produzido pela Chevrolet em São Caetano do Sul. O carro que nasceu para suceder o Astra, que na época já vinha com vendas em baixa e se concentrava apenas na versão Advantage, além das versões Premium do Corsa sedã, sai de linha deixando espaço para o crescimento do Onix Plus. 

O fim do Cobalt já era previsível. O Onix Plus é um projeto mais moderno com a motorização 1.0 turbo e itens como internet 4G a bordo e itens como carregador de celular por indução, itens inexistentes no Cobalt que teve sua última reestilização feita há 4 anos. A chegada da novidade e a ausência de novos itens de série no Sedan de 563 litros de porta/malas já era o prenúncio do seu fim. 

No site da Chevrolet o Cobalt aparece apenas na versão LTZ (a Premier foi descontinuada já no ano passado) com motor 1.8 de até 111cv com câmbio automático de seis velocidades. O carro tem preço de R$ 69,9 mil. No entanto, em três concessionárias da capital paulista os vendedores informaram que já não recebem unidades do Cobalt desde o fim do ano passado. 

As últimas unidades do Cobalt trazem ar condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, dois airbags e freio ABS (itens obrigatórios) além da multimídia MyLink. O preço é R$ 69,9 mil. Com os mesmos equipamentos o sedã Onix Plus custa R$ 71,5 mil na rede de concessionários.

Histórico: o Cobalt chegava um pouco depois do Agile, modelos que mudavam em muitos anos o portfólio da GM no Brasil após anos oferecendo os conhecidos Celta e Corsa. O Cobalt oferecia bom espaço interno, vantagens já conhecidas de concorrentes como Renault Logan e Nissan Versa, que vendiam bem e roubavam vendas do Corsa sedan além do próprio Astra, já envelhecido. O Cobalt era maior que o Corsa sedã Premium e mais em conta que o Astra, ambos com motor 1.8. Tinha visual renovado e preço atrativo. Chegou a ser vendido com motor 1.4 além do 1.8, que sobreviveu até o fim.

Se você procura um sedã espaçoso como o Cobalt no Feirão AutoShow, veja as ofertas do site e venha visitar os feirões do Anhembi ou ABC todo domingo: das 6h às 13h mais de 6.000 veículos anunciados com negociação direta entre comprador e vendedor.