Imagem Jumbotron

Opel volta à América: e o Corsa com plataforma Peugeot também

Marca alemã deu origem a vários sucessos da GM a partir dos anos 1990 no Brasil mas parceira agora é com a Stellantis. Por Marcos Camargo Jr.

Opel Corsa na versão atual que será comercializada na América da Latina

Os brasileiros conhecem bem a Opel. Projetos como o Chevette, Monza e o próprio Opala eram baseados na marca e fizeram sucesso aqui entre os anos 1960 ate recentemente. Depois a GM usou bases asiáticas para produtos como o Onix e a Spin mas a marca Opel que já foi do grupo PSA agora está no grupo Stellantis. Agora os alemães estão voltando à América.

NOVO PEUGEOT 3008: beleza é tudo para bater Compass, Taos, Corolla Cross e Equinox? Quanto custa?

https://youtu.be/ij5JKzQ71lM

Mas calma, ela não está nos planos da Stellantis para os Brasileiros. Agora a Opel voltará à Colômbia e Equador. Chile e Uruguai já tinham a presença discreta da marca desde o início do ano. A princípio a montadora trabalhará apenas com o hatch Corsa (que usa a plataforma do Peugeot 208) e o crossover Mokka nestes mercados. Também atuará com o Crossland, Grandland X e os comerciais Combo e Vivaro.

Crossover Opel Mokka na versão que será comercializada na América Latina

A marca também deverá oferecer no país o futuro Astra com foco em esportividade e motor com opção híbrida além do 1.2 Puretech. No entanto o carro não foi lançado sequer na Europa embora tenha sido confirmado no mercado europeu. Por aqui tivemos o Astra desde 1995 com fabricação belga, depois a nacionalização e o Vectra (também baseado no Astra) até 2014.

Já o Crossover Grandland usa a plataforma do Peugeot 3008 e compartilha o motor 1.6 THP de 163cv que já temos por aqui no Crossover recentemente relançado no mercado nacional.

GM comemorando 10 mil carros produzidos

Trajetória longa com 82 anos de parceria
A história da Opel com a GM remonta 1929 quando a empresa se tornou braço da General Motors na Europa. Seu primeiro projeto bem conhecido no Brasil foi o Rekord C em 1967. A partir deste projeto nasceu o nosso Chevrolet Opala (1968-1992). O carro foi um grande sucesso e abriu espaço para o Omega, por sua vez um produto da subsidiária Holden também da General Motors.

Atualmente o Opel Corsa é comercializado com três opções de motorização

A Opel ainda foi a responsável pelos projetos do Chevette, Monza, Kadett, Omega, Vectra, Astra e Zafira. Porém, o modelo mais conhecido é o Opel Corsa comercializado até hoje na Europa em uma plataforma moderna do Peugeot 208 e agora também na América Latina. O Chevrolet Corsa foi lançado no Brasil em 10 de janeiro de 1994 com as formas da 2ª geração do Opel Corsa alemão. O hatch tinha a missão de substituir o Chevette (também modelo Opel) e cumpriu com maestria. O modelo foi comercializado até 2012 na versão hatch e 2015 na sedã. 

Opel Rekord C deu origem ao nosso Chevrolet Opala

Em 2017, a Opel foi adquirida pela PSA, entao dona da Peugeot Citroën por um valor de 3,8 bilhões de euros. Desde então a marca se tornou mais independente e ampliou seu portfólio de veículos. Já no início deste ano, os grupos FCA e PSA, se uniram e criaram o Grupo Stellantis.

NOVO PEUGEOT 208 vale R$ 95 mil? Melhor que Onix, HB20, Polo e Argo?

https://youtu.be/NHpncye7HQk

Atualmente o Opel Corsa é comercializado com motor a gasolina de 3 cilindros 1.2 Puretech, naturalmente aspirado ou turbo, com 75, 100 e 130 cv. Também disponível o diesel 1.5 com 100 cv. Já o SUV Mokka chega equipado com a mesma gama de motor do Corsa.

Corsa chegou no Brasil em 1994

Seja como for a Opel não deve dar as caras por aqui mas teremos uma boa gama de veículos especialmente para as linhas Peugeot e Citroën. São esperados os motores 1.0 GSE turbo originário da Fiat para o novo Crossover C3 Sporty, Peugeot 208 e até o 2008. O motor 1.3 GSE pode integrar outros produtos da gama francesa também algo que veremos muito em breve a partir da formação da Stellantis.

Procura um modelo da Chevrolet? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC

Compartilhar:

Mais lidos

Imagem Media

Como transferir documento de veículos durante a pandemia?

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Prós e contras: Caoa-Chery Tiggo 5X

Compartilhar:

Carros que você talvez gostaria:

Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.