Modelo icônico é vendido no Brasil como elétrico mas ajudou a motorizar a Europa no pós Guerra. Por Marcos Camargo Jr.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/12/500e-1024x576.jpg)
Assim como o Fusca, o Renault 4CV, o Citroën 2CV e o Chevrolet Impala nos Estados Unidos, o Fiat 500 é um dos símbolos da história da motorização no pós Guerra. Nascido como um modelo urbano e motor pequeno, seu design icônico passou por diversas gerações indo muito além da Itália. Renascido em 2007, o Fiat 500 é produzido até hoje e vendido em alguns mercados como o Brasil. Hoje disponível somente na versão “500e” por aqui ele tem um histórico de mais de 6 milhões de unidades produzidas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2021/04/500e2.jpg)
Uma história de motorização na Europa
O sucesso do Fiat 500 e de outros modelos básicos que não existem mais está na necessidade de se deslocar. Eram tempos de gasolina escassa e orçamentos apertados no pós 1946.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2021/04/500e-1024x576.jpg)
O Fusca já estava pronto e começava a ser produzido em série. Em 1948 viria o Citroën 2CV enquanto a Renault tinha o 4CV e só lançaria o 4L em 1961. Nos anos 1950 a Fiat que já tinha longo histórico de modelos citadinos lançaria o Fiat 500.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/bc2066b4-4ada-4f5b-87bd-ae0982f2f399.jpg)
Projetado por Dante Giacosa, chegou em 4 de julho de 1957, à Europa. Seu pequeno motor de 479 cm³ e dois cilindros produzia parcos 13cv de potência. Com apenas 3m de comprimento e 500 kg de peso, o Fiat 500 era simples e eficiente na sua proposta inicial. No entanto ele era pura simplicidade com painel que reunia todos os instrumentos, as portas se abriam à frente e tinha perfil arredondado que fez sucesso de imediato.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/80eef9ee-4114-4b77-a5f0-e20b3232841d.jpg)
Já em 1958 teria um motor de 21cv disponível bem como a versão Cabriolet, conversível, explorando o público jovem e os que podiam pagar mais por um carro pequeno. Já em 1960 a família crescia e dava origem à Giardinera, uma perua familiar mas ao mesmo tempo compacta.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/6ef0d2d3-a038-4004-a449-ec9695afa965.jpg)
Ao longo dos anos 1960 faria ainda mais sucesso desde os modelos básicos aos mais completos esportivos e conversíveis. No Nuova 500 L, a Fiat tinha seu modelo mais completo com cromados, teto removível e painel mais completo com instrumentos horizontais e opção de revestimento claro ou colorido nos bancos.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/f3661acb-0a57-4645-8a19-50b03b87ac7c.jpg)
Sua história foi até 1976 com os modelos conhecidos como Fiat 500 “R” de “Rinnovata”. Três anos antes a Fiat lançaria o 126 e logo depois tiraria o icônico de linha. Em 1991 ele retornava com apelo citadino e menos arrojado no design cheio de linhas retas mas mantendo-se fiel ao estilo citadino. Os motores tinham 700 ou 900cc e era um modelo mais barato que o Uno na Itália.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/f849d80d-b037-44f5-afa3-2215db9b2241.jpg)
Em 1998 ele sairia de linha novamente e a Fiat só manteria em produção o modelo “600” ao longo dos anos 2000. Em 2005 a Fiat voltava a dar sinais de que um novo carro seria produzido e em 2007 lançou a nova geração do 500.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/8b8817ef-87cf-40d4-bff1-20b635f225be.jpg)
Com linhas elegantes e curvilíneas ele tinha tudo novo e motores 0,9 TwinAir, Fire 1.3 e 1.4 e até versões diesel. Foi um sucesso estrondoso. O carro chegou ao Brasil importado da Polônia, depois do México, e também fez sucesso por aqui.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2022/07/80b1edc8-d3e3-4159-a071-89163ceb95f0.jpg)
Já com o devido “upgrade”, o Fiat 500 oferecido no país tinha itens como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade). O modelo foi o primeiro Fiat vendido no Brasil com Hill Holder. Pioneirismo faz parte do DNA da Fiat e com o 500 não é diferente. Ele foi também o primeiro automóvel a oferecer sete airbags de série, ESP avançado em todos os seus motores e nele estreou a família de motores TwinAir de dois cilindros. Foi também o primeiro carro com apenas 3,55 metros que conseguiu receber as 5 estrelas do EuroNCAP. Hoje ele é vendido no Brasil apenas na versão 100% elétrica mas se trata de uma nova geração que estreou mundialmente no final de 2020.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2021/12/PASSAPORTE-VACINA-05-1024x576.png)
Procura um Fiat 500? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC