AutoShow

Empresa cria curso online para qualificar mecânicos a reparar carros elétricos

Se hoje as vendas de carros elétricos vão devagar no Brasil, a projeção mostra que no futuro eles vão conviver com os nossos modelos a combustão abastecendo em casa e nos eletropostos pelo país

Com conteúdo gratuito, engenheiro compartilha formação para profissionais do setor automotivo. Por Marcos Camargo Jr.

Atualmente, todas as marcas premium do mercado oferecem parte do seu portfólio híbrido ou elétrico

Se hoje as vendas de carros elétricos vão devagar no Brasil, a projeção mostra que no futuro eles vão conviver com os nossos modelos a combustão abastecendo em casa e nos eletropostos pelo país. Mas quem fará a assistência técnica desses modelos no futuro?

Audi RS e-tron GT: elétrico de quase R$ 1 MILHÃO com 646cv e mais de 100 mil em opcionais. Veja o vídeo!

Valdeci Arrais, engenheiro automotivo, colecionador de carros e frequentador dos eventos do AutoShow, criou um curso online para formar outros profissionais do setor de olho neste nicho.

“Essa demanda que hoje parece tímida na verdade esconde uma necessidade que está batendo à porta”, alerta Valdeci Arrais, engenheiro elétrico que tem 35 anos de experiência no segmento automotivo e lançou um curso online para qualificar mecânicos na reparação dos novos modelos.

Só em 2019 mais de 19,7 mil unidades foram emplacadas

Atualmente, todas as marcas premium do mercado como BMW, Mercedes Benz, Audi, Volvo, Mini, Lexus além da Toyota, Nissan, Nisssan, Chevrolet e Caoa Chery oferecem parte do seu portfólio híbrido ou elétrico. “Eu quero compartilhar essa experiência com um conteúdo detalhado e com aulas gratuitas”, diz o engenheiro.

Arrais já ministrou treinamentos para cerca de 1200 alunos interessados em conteúdo sobre carros híbridos e elétricos

Em função da pandemia, Arrais e a Flex Company Treinamentos optaram em transformar o curso que antes era presencial em EAD. No entanto, antes da experiência online Arrais já ofereceu curso para mais de 1200 alunos.
A Flex Company, desde 2013 desenvolve conteúdo acesssível aos profissionais de diversos setores.

Para quem é o curso?
“O foco está nos profissionais de reparação mas também gestores de frota públicas e privadas, investidores e empresários além de profissionais de educação e envolvidos em logística e na cadeia de suprimentos pois há uma nova lógica envolvida neste conteúdo”.

NOVO ZOE ELÉTRICO TEM TAMANHO DE 1 SANDERO E CUSTA O PREÇO DE 3! Vale a pena por R$ 220 mil? Veja o vídeo!

Arrais já ministrou treinamentos para cerca de 1200 alunos interessados em conteúdo sobre carros híbridos e elétricos. “Em mecanismos de busca identificamos o interesse dos profissionais do setor em conteúdo técnico a respeito do assunto e foi disponibilizado um conteúdo inicial 100% gratuito em três datas voltado especificamente a quem quer conhecer mais sobre esse tema que impacta toda a mobilidade”, explica Francisco Almeida, diretor da Flex Company.

Aulas que vão da tecnologia à segurança do trabalho
De olho nestas oportunidades de mercado Arrais montou uma estratégia de aproximação com entidades e chegou a criar o instituto Autoespectron que pode nortear novas iniciativas em educação e treinamento de mecânicos e profissionais do setor automotivo.

Mercado de elétricos cresceu 66% em relação ao ano passado

“Ao aderir o aluno vai aprender a identificar veículos híbridos e elétricos, sua arquitetura, características da propulsão além do aprendizado sobre tecnologia em armazenamento de energia, segurança e procedimentos de trabalho além de sustentabilidade e gerenciamento eficiente”, explica Arrais. As aulas disponibilizadas pela plataforma online podem ser assistidas conforme o tempo do aluno.

CHEVROLET BOLT ELÉTRICO custa 4 vezes um Onix 1.0 ou 2 Tracker – 203cv e 480km de autonomia: VALE? Veja o vídeo!

Segundo o profissional, este conhecimento específico terá uma grande demanda que já começa a aparecer nas chamadas “oficinas premium”, que fazem revisão preventiva em modelos das marcas alemãs além dos carros elétricos já vendidos no mercado como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e Renault Zoe. “São modelos que já contam mais de um milhar de unidades vendidas somando todas as opções e devemos considerar que desde 2018, ou seja, quatro anos, já temos modelos que demandam revisão do sistema elétrico, controle de tração, revisão de bateriais entre outros componentes e nem citamos versões híbridas como o Ford Fusion e o Toyota Prius oferecidos no país há cinco anos e já não estão em concessionárias demandando atenção dos mecânicos quanto ao sistema”, finaliza.

Hoje estima-se que 25.000 veículos elétricos estejam em uso no país. Só em 2019 mais de 19,7 mil unidades foram emplacadas, crescimento de 66% em relação ao ano passado segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Dentro de oito anos, estima-se que as vendas anuais de elétricos e híbridos fique na casa das 200.000 unidades por ano. O caminho para oferecer conteúdo para estes profissionais, portanto, será longo, mas renderá frutos rumo à mobilidade eficiente.

Procura um carro elétrico? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC