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Com elétricos ID.3 e ID.4, Volkswagen diz que serão mais importantes que Fusca e Golf

Com a dupla, Volkswagen vai entrar na era dos carros elétricos. Por Marcos Camargo Jr.

ID.4 tem Pack de 77kw e promete até 522 km com uma recarga

De olho em um segmento promissor a Volkswagen vai lançar em breve os novos ID.3 e ID.4 elétricos e promete que as novidades serão mais importantes quanto o Fusca, o Golf e o New Beetle. A Revista Automotivo teve contato com as novidades de perto no Studio Volkswagen, montado dentro da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.

ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia

Ainda sem definir quais serão as versões e quando serão lançados aqui, a ideia da Volkswagen é justamente introduzir as novidades eletrificadas. E elas vão incomodar os modelos já vendidos aqui como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, que são carros do mesmo porte do ID.3 assim como Renault Zoe, Fiat 500e, JAC E-JS1 e E-JS4 e Peugeot e-208 GT. Mas como são esses dois modelos?

ID.3 tem um acabamento interno com cores claras

Como é o ID.3
Pessoalmente o ID.3 surpreende pelo tamanho. Apresentado em 2019, o ID.3 é o primeiro membro desta nova geração que pretende ser tão inovadora quanto foi o Fusca e o Golf em seus tempos gloriosos do passado. É um carro com visual limpo e futurista com dianteira curta, porte elevado e traseira de corte reto e esportivo.

Multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz

O ID.3 tem 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 385 litros é rodas aro 20. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.

Modelo tem um painel diminuto de boa definição

Por dentro, um painel limpo concentra o novo volante (que já conhecemos aqui), um painel diminuto de boa definição e o controle do veículo está em um botão que se desloca para frente e para trás (uma vez que nos motores elétricos não há transmissão).

Porta-malas tem 385 litros

A multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz, controle de carga e uso de potência, navegação nativa além de som e entretenimento. O aparelho estava funcionando em português (de Portugal) mas ainda será ajustado antes do lançamento.

Modelo tem porta-malas de 543 litros é as rodas são aro 21

Como é o ID.4?
O ID.4 é o Crossover de médio-grande porte da família ID. Apesar de compartilhar a mesma plataforma MEB com o mesmo espaço interno interno do ID.3 o SUV tem dianteira e traseira ampliada. Lado a lado dá para perceber que a plataforma modular permitirá vários produtos diferentes nesta nova família.

Modelo conta com uma grande central multimídia e painel digital

O ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 543 litros é as rodas tem aro 21. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.

Modelo tem um bom acabamento interno

E o motor elétrico?
Primeiro vale esclarecer: o ID.3 e o ID.4 tem várias opções de motorização na Europa mas ainda não estão definidas as versões que serão oferecidas aqui no Brasil. Vale lembrar apesar deste lançamento a marca irá investir em modelos híbridos flex para a fase de transição.

Central mostra todos os dados do veículo em tempo real

As duas unidades às quais tivemos acesso estão equipadas com o motor traseiro de imãs permanentes na posição transversal de 150kw, equivalente a 204cv e 31kgfm de torque. O ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia (ciclo WLTP) enquanto o ID.4 tem Pack de 77kw e promete até 522km com uma recarga que pode ser feita em um wallbox residencial, eletropostos de carga e também pontos de carregamento de alta voltagem.

Modelo conta com o novo volante da marca alemã

Qual será o preço?
Os dois veiculos trazem itens como ar condicionado dual zone, faróis com matriz de LED e ajustes automáticos, suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink. O preço? Ainda não está definido. Na Europa o ID.3 parte de € 40 mil, bem mais caro do que quando lançado no início de 2020, o que daria algo como R$ 280 mil em conversão direta. Até o final do ano a Volkswagen irá divulgar mais informações e confirmar os modelos que serão oferecidos no Brasil no próximo ano.

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