Camaçari pode ser adquirida por marcas orientais com apoio do Grupo Caoa. Por Felipe Salomão
O governo da Bahia já procura interessados para comprar a fábrica da Ford em Camaçari. Até agora, as marcas chinesas que estariam avaliando a compra seriam a Changan, GAC, Geely e Great Wall. Caso algumas delas comprem a unidade fabril, o Grupo Caoa deve estabelecer uma parceria igual com a Chery na linha de produção em Jacareí (SP). A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
FORD – MOTIVO da saída e HISTÓRIA da marca no Brasil. Veja o vídeo!
Se alguma empresa comprar a fábrica baiana terá um complexo pronto para produção de veículos, já que lá eram produzidos os atuais modelos da marca: Ka, Ka Sedan e EcoSport. A unidade fabril ainda tem como vantagem ter um polo industrial com empresas de lado, o que facilita a logística para fornecer peças ou outros insumos.
FIM DA FORD NO BRASIL? Ka e EcoSport sairão de linha! Saiba tudo. Veja o vídeo!
Apesar de não comentar o assunto, o Grupo Caoa esteve interessado na compra da fábrica de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Porém, um acordo não se concretizou e o terreno foi adquirido por uma construtora.
O grupo Changan já avaliou parcerias locais para a produção de modelos comerciais que tem grande apelo para o mercado brasileiro. A Changan tem um amplo portfólio com sedãs compactos como o Alsvin e os crossovers da linha CS além das minivans Star.
CAOA CHERY: montado, fabricado aqui ou importado da China? VI DE PERTO a linha do Arrizo e do Tiggo. Veja o vídeo!
A Geely, proprietária do grupo Volvo, já teve parceria com a KIA Motors do grupo Gandini e ensaiou uma entrada no mercado nacional há alguns anos.
O mesmo vale para a Great Wall, uma das maiores fabricantes da China. Dona de várias marcas locais como Haval, Wey e Ora o grupo fabricou 1,1 milhão de veículos em 2020.
Procura um modelo da Ford? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC