Tiguan, que será lançado na Europa, será o primeiro a ter apenas transmissão automática. Por Felipe Salomão
De acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, a Volkswagen irá acabar com o câmbio manual a partir de 2030 na Europa. Com isso, o Tiguan, que será lançado no velho continente em 2023, será o primeiro modelo a ser vendido apenas com transmissão automática no mercado europeu. Para o Brasil ainda não há nenhuma informação sobre o fim do câmbio manual.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE NIVUS, TAOS, T-Cross e Tiguan? Preços, motores, visual e equipamentos. Veja o vídeo!
Outro modelo que seguirá esse plano será o Passat, que deve ser apresentado oficialmente no mesmo ano que o crossover. É importante dizer que essa medida está ligada diretamente com a estratégia de eletrificação de toda linha da marca alemã, uma vez que em 2030 a empresa deve oferecer apenas carros elétricos no mercado europeu.
T- CROSS 2021: review da versão Highline 1.4 de 150cv – só não é mais caro que HR-V Touring. Veja o vídeo!
Portanto, como os veículos eletrificados não utilizam câmbio manual, mas sim apenas uma transmissão redutora, não fará sentido a montadora europeia continuar a produzir o câmbio manual. Além da Volkswagen, a Mercedes-Benz já havia tomado essa decisão há alguns anos.
Vai comprar o GOL AUTOMÁTICO ? VEJA esse vídeo!
Em relação ao mercado brasileiro, não há nenhuma informação que a marca irá adotar essa medida no país nos próximos anos. Contudo, a empresa já vende o T-Cross, Taos, Amarok e Nivus apenas com transmissão automática por aqui. Já os modelos de entrada como o Gol, Voyage, Fox, Polo e Virtus todos são oferecidos com uma versão com câmbio manual.
Procura um carro da Volkswagen? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC