Empresa pretende aumentar a participação em 75% da joint venture. Por Felipe Salomão

Segundo comunicado divulgado pela Stellantis, que é proprietária das marcas Jeep, Fiat, Citroën, Peugeot, RAM, Chrysler, a empresa pretende aumentar para 75% a sua participação na joint venture GAC-Stellantis na China. Por conta disso, a companhia conseguirá expandir os negócios no mercado chinês.

É importante lembrar que a A GAC-Stellantis é uma joint venture formada entre a China Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. (GAC Group) e a Stellantis em março de 2010. No ano passado, em setembro, a Stellantis já tinha comunicado que criaria uma organização operacional simplificada chamada de “Stellantis Jeep” com o objetivo de desenvolver a marca no mercado chinês. De acordo com a marca, a JV está apta para apoiar a estratégia denominada de “One Jeep” na China, que será focada na fábrica de Changsha, que deve produzir o Compass por lá. A marca informou que mais detalhes sobre os planos para o mercado chinês serão revelados em março deste ano.

Muito além de Fiat e Jeep
A GAC é mais uma das gigantes chinesas. Sigla de “Guangzhou Automobile Group Co., Ltda”, a marca vendeu 18 milhões de veículos sendo 720 mil de suas marcas próprias.

A empresa tem joint-ventures com inúmeras marcas como Toyota, Mitsubishi e Peugeot. Com as alianças estabelecidas com Fiat e Jeep. Só das marcas citadas a GAC Fiat Chrysler vendeu 40 mil veículos em 2021 incluindo versões locais do Renegade, Compass e Commander diferente do nosso.

No mercado local a GAC atua com marcas próprias como Aion que é a maior delas, além da Changfeng Motor (Leopaard), Gonow e Trumpchi que tem nada menos que 16 modelos no seu portfólio atual.

Procura um modelo da Jeep? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC