Sedã ganhou nova plataforma, motor, câmbio e suspensão para continuar fiel aos seus clientes. Por Marcos Camargo
Quem frequenta os Feirões Auto Show sabe que o Toyota Corolla é certeza de um bom negócio e um dos raros casos de um veículo que é sempre negociado com preço próximo a tabela de referência da FIPE. Líder entre os sedãs médios, é difícil renovar um carro que vende tão bem. Mas era preciso.
Assim a Toyota lançou há menos de um mês a nova geração do Corolla, que agora usa nova plataforma TNGA (a mesma do Prius e do RAV4) e manteve quase as mesmas medidas. Ele tem comprimento de 4,63m, largura de 1,78m, altura 1,45m e entre-eixos 2,70m. O porta-malas continua com 470 litros. Vamos então analisar os pontos positivos e negativos considerando a versão GLI de entrada vendida por R$ 99,9 mil.
Prós:
O conjunto mecânico evoluiu e esta é uma boa notícia. O motor é o novo Dynamic Force 2,0 litros com injeção direta e indireta, duplo comando variável, 13:1 de taxa de compressão, 177cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Respondendo melhor em baixa rotação, entrega mais agilidade com a vantagem da nova suspensão que atrás ganhou sistema multilink. O câmbio continua sendo do tipo CVT (Direct Shift) que simula 10 velocidades.
O interior apesar de simplificado oferece bom espaço interno. Os bancos são novos e mais confortáveis e para os passageiros que viajam atrás há mais espaço para os joelhos. Também pela comodidade a multimídia é nova com tela de oito polegadas e a esperada conexão com Apple Car Play e Android Auto.
Em termos de segurança o conjunto inclui freios ABS (obrigatórios), controle de estabilidade e tração, sete airbags e sistema Isofix.
Contras:
O acabamento é de boa qualidade na parte interna mas continua muito simples nesta versão. Não há cromados nem qualquer superfície que sugira um carro mais luxuoso. Tudo é preto a não ser as molduras cinzas ao redor do painel.
Faltam itens como ar digital de série ou freio de estacionamento eletrônico, coisas que concorrentes como o Honda Civic já traz de série e de quebra custa R$ 2 mil a menos que o Toyota.
Conteúdo: O Corolla GLi 2.0 (R$ 99.990) traz conjunto de rodas de liga aro 16″, ar-condicionado do tipo analógico, direção elétrica, computador de bordo com tela de 4,2″ à esquerda do cluster, conjunto de 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controle de estabilidade, sistema de fixação de cadeirinhas Isofix, multimídia de 8″ com Apple CarPlay e Android Auto além de câmera de ré.
Gosta do Corolla e procura um usado? O Auto Show tem centenas de boas ofertas bem como os concorrentes Honda Civic LX, Chevrolet Cruze LT e Volkswagen Jetta Comfortline. Visite também nossos feirões presenciais todo domingo no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC. Quer comprar um carro com toda segurança no Feirão Auto Show? Confira nossas dicas e faça um ótimo negócio.