AutoShow

Passo a passo para comprar carro em um feirão

Ajudamos você a encontrar o carro que procura no maior feirão do Brasil que acontece aos domingos. por Marcos Camargo Jr

Comprar um carro usado hoje em dia é muito fácil. Além de concessionárias e lojas multimarcas, há eventos como os Feirões com preços mais vantajosos e uma oferta de milhares de veículos no mesmo local. Diferente de pesquisar na internet onde o interessado vai até a casa do anunciante gastando tempo e dinheiro, o Feirão é uma alternativa simples para facilitar a pesquisa.

Porém muita gente tem dúvida sobre como fazer isso ou acha que comprar carro em feirão é algo para profissionais entendidos no assunto. 

No Feirão, sem a intermediação de uma loja, os preços são vantajosos. Em média um carro custa 20% abaixo do valor oferecido em uma revenda e com cuidados bem simples é possível fazer sempre uma boa negociação. 

Como fazer?

1. Carro dos sonhos ou o carro necessário?

Primeiro saiba qual carro você procura? É para o trabalho e para rodar muito? ( então precisa ser econômico) ou então é um carro para viajar com as crianças? (então você precisa de um modelo espaçoso) ou ainda é aquele carro que você sempre quis ter para passear? (Então pesquise bem o histórico anterior para não se frustrar) ou então: vai ser um utilitário para o trabalho? Veja quais são as opções de sua preferência. 

2. Pesquise os preços médios

No Feirão você verá carros brilhando, carros interessantes mas não deixe a ansiedade guiar você. 

Ao decidir pela marca e modelo que lhe agrada, pesquise o preço da Tabela Fipe para se basear na hora da negociação. Sempre desconfie se o valor do carro estiver muito abaixo do preço médio, pode ser um sinal de que as coisas não vão bem com esse veículo. 

2. Estude as marcas e modelos

Se você se decidiu por um carro de determinada marca veja se um modelo concorrente também não poderia atender você. Muitas vezes o carro de sua preferência está saindo de linha ou tem manutenção cara. Aqui no Auto Show temos conteúdo sobre carros e motos e dicas de mercado para você se basear. 

3. Avalie as condições do veículo

Gostou do carro no Feirão? Antes de fechar negócio sempre faça uma verificação com calma. 

A primeira é o estado do veículo: ligue o motor e repare se não há nenhum barulho, teste itens como ar condicionado e itens elétricos, seja criterioso. Peça ao vendedor também o histórico de manutenção do carro, manual e notas fiscais que comprovam a passagem por revisões na concessionária. 

Caso você tenha um mecânico de confiança, essa é uma boa hora para pedir uma opinião segura. 

Se o carro estiver com avarias, veja os custos para o conserto do veículo para entender se essa será uma boa negociação ou um prejuízo no final.

4. Não adiante dinheiro ao se decidir pela compra 

Feita esta primeira verificação passe para a checagem de documentos. Neste passo dentro do Feirão há uma equipe capacitada para orientar você. Por isso não adiante dinheiro ao vendedor como “sinal” antes de verificar tudo. 

5. Preste atenção na documentação

Cheque todos os documentos do veículo e pesquise a procedência antes de fechar o negócio. Os carros que já passaram por leilão, ou que foram envolvidos em acidentes ou furtos — e até mesmo de locadoras — têm seus preços depreciados. 

Para isso basta pedir no próprio feirão o Laudo Cautelar. Esse documento é diferente do laudo de transferência mais simples pois pesquisa se o carro já teve alguma restrição, se é fruto de leilão, se eventualmente tem histórico de roubo e até mesmo quantos donos anteriores já teve e a quilometragem original. Este documento é homologado pelo DETRAN e garante uma boa procedência.

Não se esqueça, antes de pedido o laudo você mesmo pode fazer uma pesquisa a partir do número do RENAVAM para saber se o veículo não é roubado e se tem pendências administrativas. Confira todos os detalhes para não sair no prejuízo.

6.Precisa financiar uma parte do veículo?

Caso você não tenha o valor total do carro, poderá consultar um financiamento dentro do Feirão Auto Show. Há varias financeiras com agentes dentro do próprio evento, inclusive bancos onde você aprova o crédito na hora e recebe instruções dos especialistas sobre como viabilizar sua compra. Todos os agentes sao aprovados pelo Auto Show para ajudá-lo a fazer o melhor negócio. 

7.Fechou negócio? 

Ao apertar a mão do vendedor após ter fechado negócio marque no dia seguinte (dia útil) um encontro na sua agência bancária para fazer a transferência do valor. Logo após, dirija-se com o vendedor a um cartório para fazer a transferência do documento do carro. Um despachante de confiança pode fazer isso para você mas saiba que o processo é muito simples. Basta levar o laudo cautelar, o comprovante de residência, documento pessoal e o documento de transferência preenchido a uma unidade do DETRAN ou Poupatempo (para quem mora em SP), pagar a taxa correspondente e retirar o documento novo no mesmo dia. 

Gostou das dicas? Saiba que a entrada no Feirão é gratuita para compradores pelo portão de pedestres. Também temos estacionamento no local para facilitar. Não encontrou o carro que queria? O Auto Show tem mais de 40.000 ofertas online de todas as marcas e modelos.