Carros vindos da Europa pagarão metade do imposto de importação no Brasil

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, os carros importados da Europa pagarão 17,5% de Imposto de Importação na quota de 32 mil veículos por ano

Redução de 50% só foi possível por causa de um acordo entre Mercosul e União Europeia celebrado em julho de 2019. Por Marcos Camargo Jr. e Felipe Salomão

Outros países sul-americanos também receberam carros da Europa com redução de alíquota

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, os carros importados da Europa pagarão 17,5% de Imposto de Importação na quota de 32 mil veículos por ano. A redução de 50% na alíquota só foi permitida graças a um acordo firmado entre Mercosul e União Europeia celebrado em 2019 o que deve tornar os carros importados mais baratos no Brasil especialmente modelos das marcas Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Porsche e BMW. No entanto, a companhia que trouxer mais de 32 mil automóveis terá que pagar 35%, valor igual aos modelos trazidos dos Estados Unidos, Japão e China.

ANDEI NO NOVO BMW M3 – esportivo de 510cv que chega ao Brasil R$ 750 mil: VALE ISSO TUDO? Veja o vídeo!

Essa nova tarifa valerá para os próximos sete anos, e corresponde a uma primeira fase do acordo assinado pelos dois blocos e incluem gigantes da indústria automobilística como Alemanha, França e Inglaterra e os mercados sul-americanos incluindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O CARRO DO CHEFE! VOLVO S90 é luxuoso, grande e tem motor híbrido com consumo de COROLLA: 21km/l. Veja o vídeo!

Entenda o acordo
Em julho de 2019 o governo federal celebrou um novo acordo com a União Europeia que prevê a redução de barreiras tributárias entre o Mercosul e o Velho Continente. O documento do Itamaraty detalhou ações de troca de tecnologia, exportação e importação de produtos dentro do segmento automotivo dividido em fases.

PONTOS NEGATIVOS EM UM CARRO DE 200 MIL?? Mercedes Classe A250 Vision 2020. Veja o vídeo!

Na prática, modelos das marcas Mercedes-Benz, Audi, Volvo, BMW e Porsche além de casos específicos como o Nissan Leaf produzido na Inglaterra, Peugeot 3008 e 5008 fabricados na França assim como Renault Zoe são alguns dos modelos que podem ficar mais competitivos com o novo acordo.

Atualmente o Brasil tem acordos de redução de impostos com o México e Argentina

Além disso, outros países sul-americanos também receberam carros da Europa com redução de alíquota porém de maneira proporcional ao seu próprio mercado interno. A Argentina terá quota de 15,5 mil, o Uruguai de 1.750 e o Paraguai de 750 carros por ano.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC