Peugeot 3008 e 5008 mudam e ganham versão híbrida na Europa

Crossovers medios ficam mais seguros e equipados com visual mais esportivo. Por Marcos Camargo Jr

Com mais de meio milhão de unidades fabricadas a Peugeot mostrou nessa semana para o mercado europeu os novos 3008 e 5008. Os SUVs de cinco e sete lugares agora trazem a identidade visual do 208, recebendo assim o facelift de meia-vida com vários aprimoramentos e proposta premium. Do compacto a “garra do tigre” é um mero detalhe porque a dianteira mudou radicalmente embora a plataforma seja a mesma.

O 3008 e 5008 tem faróis redesenhados e com conjunto full-LED em todas versões. A grade agora conta com elementos cromados em degradê e o pára-choque tem formato mais dinâmico e esportivo. No resultado as linha parecem bem arrojadas com resultado esportivo e anguloso.

Já na traseira, as luzes da lanterna são em LED e possuem elementos 3D, inclusive na luz de ré. Completam o novo visual as novas rodas aro 19” conforme a versão dos modelos.

Mais equipamentos e mais segurança

Por dentro, pouca coisa mudou. Alem do “i-cockpit” and upla recebe uma nova multimídia com tela de 10” e acompanha uma série de botões físicos para facilitar alguns comandos. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas ganha cores mais definidas e novos contrastes. Novos revestimentos também incluem a versão 2021 do SUV. 

No quesito segurança, o 5008 também recebeu aprimoramentos. A lista agora inclui sistema de visão noturna com câmera infravermelha para identificação de pedestres, carros e animais durante à noite; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go; assistente de permanência em faixa, câmera de 360° e monitor de ponto cego, capaz de mover o volante automaticamente para evitar colisões.

Motores: fim do 2.0 e estreia do híbrido

A Peugeot equipa o SUV com motores 1.2 PureTech de 130 cv, 1.6 PureTech de 180 cv, 1.5 BlueHDi turbodiesel de 130 cv e conjunto híbrido associado ao 1.6 que resulta em 225cv ou 300cv com tração integral. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. 

Os dois SUVs devem chegar juntos ao Brasil já no próximo ano, assim como seu irmão menor 3008. O modelo é fabricado na França e exportado para diversos países, inclusive o nosso, na atual versão. Com a atualização é natural que ele seja renovado aqui também. Gosta de novidades?

No AutoShow você acompanha todas as notícias sobre o mercado automotivo. Anuncie seu carro GRÁTIS no nosso site e participe dos feirões de domingo.