CADE aprova fusão entre os Grupos FCA e PSA

CADE aprova fusão entre os Grupos FCA e PSA


União segue a tendência de China, Estados Unidos, Japão e Rússia. Por Felipe Salomão

Os grupos Fiat-Chrysler e o Grupo PSA, dona da Peugeot e Citroën, dão um grande passo para virar a quarta maior fabricante de automóveis do planeta. Isso porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE decidiu aprovar a fusão das empresas aqui no Brasil, o que segue a tendência da China, Japão, Rússia e Estados Unidos. As gigantes automotivas ainda pleiteiam aprovação da União Europeia para finalizar de fato a fusão entre. A informação foi conferida pelo portal europeu autonews. A união deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

Ainda há muitas informações desencontradas nesta união. As empresas já disseram que não deixariam de produzir carros e que não extinguiria nenhuma marca, porém, nas últimas semanas, executivos da marca não deixaram claro se isso irá realmente acontecer.



É possível que a parte francesa do grupo fique encarregada de produzir os modelos pequenos e médios, já a ala italiana desenvolva os utilitários esportivos e picapes seguindo a experiência bem-sucedida com a marca Jeep.

No Brasil a FCA está muito bem estabelecida nos segmentos de SUvs mas tem longa tradição com modelos urbanos como o Argo, Cronos, Mobi e a Fiat Strada. Também está prestes a lançar motores turbinados 1.3 e 1.0 que podem interessar aos modelos da linha PSA. Aqui o tamanho das marcas Peugeot e Citroën é muito menor do que na Europa e nos países latinos mas os motores turbo podem equipar carros recém lançados como o 208. A experiência em modelos comerciais da PSA também pode reforçar a presença neste mercado com Peugeot Boxer, Citroën Jumpy entre outros. O primeiro passo para a fusão já foi dado.

Procura um modelo popular? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC