Dicas importantes (e cuidados) para fazer negócio da forma correta e sem riscos. Por Marcos Camargo Jr
Com lojas e concessionárias temporariamente fechadas como forma de combater a pandemia do coronavírus o comércio de carros tem sido duramente prejudicado. No entanto estes estabelecimentos tem feito o possível para expor seus carros e atender clientes agendando visitas pelo WhatsApp ou por telefone evitando aglomerações.
Mas então seria possível comprar carro usado nesta época? O que fazer com a documentação?
Primeiro, antes de prosseguir neste artigo leia as nossas dicas para compra de um carro usado e faça sempre o laudo cautelar antes de fechar negócio.
Quando você se decide como ficam as questões burocráticas do veículo? Lembramos que os cartórios estão abertos (em boa parte do país) mas os detrans estão fechados.
Consultamos o próprio DETRAN que orienta o seguinte: ao fechar negócio preencha o DUT (documento único de transferência) com os dados do comprador e vendedor e vá até um cartório para fazer o reconhecimento de firma.
Ao colocar a data e assinar o prazo para transferir o carro pagando a taxa correspondente só começará a contar a partir da reabertura dos postos do DETRAN. Em SP isso ocorrerá após o dia 30 de abril. Portanto se você vender o carro ou comprá-lo independente da data o prazo para transferência só começa a valer após 30 de abril. Neste prazo não será cobrada multa de averbação nem debitados pontos da CNH.
Programe-se, evite problemas e faça negocios tranquilamente.