A Fiat Strada sempre teve séries e versões especiais e completa 25 anos de trajetória no país
A Fiat Strada chegou para ser a “pickup do Palio” há 25 anos. Na época, o compacto da Fiat já era um sucesso bem como o sedã Siena e a perua Palio Wekeend. A vida seguiu e a segunda geração só veio na metade de 2020. Agora ela ganha uma versão especial de 1.025 unidades numeradas como “Edizione 25” em um pacote baseado na Ultra com alguns detalhes especiais. Conheça nessa matéria especial do AutoShow:
O que muda na Edizione 25?
Nessa versão especial a cor da carroceria é o cinza com emblemas laterais Edizione 25 com adesivos em preto e vermelho vazados aplicados sobre a lateral da caçamba. As rodas ganham desenho exclusivo sem detalhes em cinza e são aro 16. E o motor é o mesmo das versões topo de linha: T200 1.0 turbo de 125/130cv e 20kgfm de torque associado ao câmbio automático do tipo CVT. Quer ver todos os preços e versões da Strada 2024? Confira nessa matéria especial.
Por dentro ela ganha emblema central abaixo da multimídia numerado, detalhes em vermelho na costura do banco além de uma soleira alusiva ao modelo.
Entre os itens de série estão os itens já conhecidos na versão Ultra: uma multimídia de 7 polegadas com sistema Uconnect e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré e sensor de estacionamento, ar condicionado digital automático e duas entradas USB. Há ainda itens como carregador de celular por indução, faróis de neblina em LED e função Sport por meio de um botão no volante. O preço é R$ 135,9 mil.
Histórico de sucesso
Dentro de cinco anos a Fia Strada de primeira geração estará apta a placa preta, caso o veículo cumpra o critério de exigência de originalidade e tenha, ao menos, 30 anos de fabricação.
Quando chegou, em 1998, a Strada ainda conviveu com a produção da Fiorino, história que começou em 1985. Àquela altura ela conviveu também com a pick-up baseada no Fiat 147 (a primeira versão utilitária do 147 era simplesmente denominada “pick-up” e depois City).
Na sucessão dos anos 1990, a Strada tinha um apelo de veículo recreativo, em um tempo que a Volkswagen Saveiro reinava com tranquilidade. Pouco a pouco a Fiat aprimorou seu produto, diversificou a linha e trazia inovações tornando a Strada interessante para quem queria uma pick-up de passeio.
Vieram modelos de sucesso como a Trekking, versões com motor 1.8 e cabine dupla além de modelos de apelo aventureiro. Sua segunda geração só apareceu em 2020 mas a Fiat aplicou a mesma forma de modelos de trabalho mesclado com versões mais equipadas destinadas ao uso misto o que explica seu sucesso de vendas. Veja a matéria especial do AutoShow sobre a nova Strada 2024 com todos os preços e versões aqui.
Quer vender seu carro ou comprar um carro usado por um preço melhor do que o das lojas e concessionárias? Visite o feirão AutoShow realizado todos os domingos das 7h às 13h no Center Norte em SP e no Shopping ABC em Santo Andre.