AutoShow

Fiat Strada 2024: veja o novo desenho, versões e preços

Fiat Strada é líder de segmento e desde 2021 se tornou o veículo mais vendido do país

Pick-up agora está disponível em 5 versões: modelos topo tem motor 1.0 T200 de 130cv. Por Marcos Camargo Jr.

A Fiat Strada é líder de segmento e desde 2021 se tornou o veículo mais vendido do país. Mesmo em 2023, com a atual liderança do Volkswagen Polo, ela vence no acumulado do ano. Agora uma importante mudança acontece na linha 2024 que é a estreia do motor T200 turbo de 130cv, ganho de 23cv sobre o Firefly que segue disponível nas versões de entrada.

Agora a Fiat Strada está disponível em cinco versões: Endurance, Freedom e Volcano sempre com motor 1.3 Firefly de 107cv e o visual já conhecido da atual geração e a Ultra e Ranch com nova dianteira e motor T200 turbo de 130cv. Os preços variam de R$100,9 a mil a R$132,9 mil. 

Ultra e Ranch com motor turbinado 

Na linha 2024 da Fiat Strada a versão Ranch que estreou o ano passado foi reposicionada ganhando a versão Ultra enquanto a Ranch antes com motor 1.3 agora está à venda só com motor 1.0 turbo. A diferença entre as duas é somente o estilo com algumas mudanças de padronagem interna, rodas e emblemas. 

A Ultra traz uma proposta esportiva e urbana e a Ranch traz um apelo de veículo offroad. Elas ganham novos para-choques pronunciados, acabamento cinza claro ou escuro conforme a versão e passam a adotar o motor T200 1.0 turboflex com injeção direta de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT. 

Enquanto a versão Ultra traz acabamentos na cor cinza escuro presentes na tampa da caçamba, a Ranch opta por acabamento cromado. O visual de ambas traz santantônio, capota marítima, estribos laterais e faróis em LED. As rodas são aro 16 e o desenho muda conforme a versão. Na Ranch os pneus são Pirelli Scorpion ATR de uso misto enquanto na Ultra os pneus são Dunlop de perfil mais urbano. 

Por dentro a Ultra opta por um estilo mais sóbrio e jovial com apliques em cinza, bancos com couro e costura em relevo com nome da versão e costura branca. No painel, o logo Ultra, console com contorno cinza e forrações de porta com couro microperfurado completam o conjunto. 

Já na Ranch o estilo é mais inspirado nos modelos off road. Traz aplique marrom no painel, bancos em couro com emblema em baixo relevo na cor preta com laterais em marrom. Já nas portas, o aplique de couro marrom combina com os demais itens de acabamento. 

Mudanças mecânicas por mais desempenho 
Com o novo motor a Fiat também recalibrada a direção que está mais leve em manobras de baixa velocidade. Também são novos os amortecedores e molas além dos freios com novas pinças para melhorar a frenagem. 

Com motor T200, o teste rápido com a Strada mostra mais vigor nas acelerações. O motor de 130cv é mais ágil, o câmbio CVT tem bom nível de respostas privilegiando torque em baixa rotação e alívio de motor na estrada. 

Em buracos, a Strada segue firme com a nova calibração e nas valetas ela segue sem o efeito fim de curso mas só pudemos testar a pick-up sem qualquer tipo de carga. O sistema TC+ ajuda a compensar a falta de tração com ação do ABS na roda dianteira. O consumo combinado informado é 8,8 a 12,6km/l com etanol segundo o Inmetro com motor T200 turbo. 

Dimensões mantidas 
Nas especificações ela segue com 720kg de capacidade de carga nas versões cabine simples (Plus) ou 1.354 litros. Enquanto nas versões de cabine dupla, são 650kg de capacidade ou 844 litros. O ângulo de ataque tem 23 graus e o de saída 29 graus e altura livre do solo é de 18,5cm. 

No tamanho ela segue com 4,44m de comprimento, 1,73m de largura, 1,57m de altura e os números de desempenho mostram 0-100km/h em 8,5s e velocidade máxima de até 180km/h (etanol) ou 178km/l (gasolina) usando o novo motor T200 turbo. 

Modelos de entrada 
Com menor conteúdo, as versões básicas da Fiat Strada também sofreram mudanças. A Endurance cabine Plus ganha motor 1.3 Firefly de 107cv e câmbio manual enquanto o 1.4 Fire sai de linha na Strada. Essa versão tem ar condicionado, dois airbags, freios ABS com EBD, direção elétrica (não mais hidráulica) e novo volante com regulagem de altura. Preço: R$ 100,990

A versão Freedom cabine Plus ganha novos detalhes externos, chave com telecomando e alarme, capota marítima e ponto de carga USB. Está disponível nas versões cabine simples (Plus) por R$106,9 mil e por R$112,9 mil na versão cabine dupla que integra mais dois airbags e vídeo térmico traseiro. 

A versão Volcano agrega multimídia de 7 polegadas, 2 pontos de carga USB, sensor de estacionamento e faróis em LED.  Embora mantenha o visual antigo, agrega santantonio, barras de teto e rodas aro 16 por R$114,9 mil com câmbio manual e R$120,9 mil na automática. Ela traz carregador de celular sem fio, função Sport e shift paddles no volante. 

Mais conteúdo 
A Fiat Strada Ranch e Ultra são posicionadas como topo de linha. Além do motor 1.0 turbo T200 de 125/130cv e câmbio automático CVT ganham internamente além da nova padronagem, uma multimídia de 7 polegadas com sistema Uconnect e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré e sensor de estacionamento, ar condicionado digital automático e duas entradas USB. Todos esses itens exceto o ar digital já estão presentes na Volcano mas com motor 1.3 Firefly. Há ainda itens como carregador de celular por indução, faróis de neblina em LED e função Sport por meio de um botão no volante. O preço é R$132,9 mil.

A Fiat também lança a versão comemorativa de 25 anos da Strada “Edizione 25” que terá 1.025 unidades produzidas. Baseada na versão Ultra, traz soleiras,  emblema nos bancos e emblema no painel numerado e estará disponível somente na cor cinza por R$135,9 mil.

Procura uma Fiat Strada 2024? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC