Volvo XC60 híbrido: pontos positivos e negativos do SUV

Líder no mercado de SUvs de luxo a Volvo tem três produtos com motor híbrido: XC40, XC60 e XC90 que vende, em média, três vezes mais que os rivais diretos como Mercedes-Benz GLC, Audi Q5, BMW X3 (único com opção híbrida plug-in) e também o Land Rover Discovery Sport

Modelo de luxo tem consumo de carro 1.0 mas precisa ter bateria sempre carregada para valer seu custo. Por Marcos Camargo Jr.

Câmbio é o automático de oito marchas e a tração é integral

Líder no mercado de SUvs de luxo a Volvo tem três produtos com motor híbrido: XC40, XC60 e XC90 que vende, em média, três vezes mais que os rivais diretos como Mercedes-Benz GLC, Audi Q5, BMW X3 (único com opção híbrida plug-in) e também o Land Rover Discovery Sport.

VOLVO XC60 Híbrido faz 20km/litro é mais econômico e barato que BMW X3, Audi Q5 e Mercedes GLC ? Veja o vídeo!

O Volvo XC60 T8 mostra que é possível unir espaço e economia com a boa proposta premium de um modelo médio híbrido que tem feito sucesso no mercado brasileiro. Mas quais são seus pontos positivos e negativos? O Auto Show avaliou a novidade por uma semana:

Modelo tem 2,86m de entre-eixos

Pontos positivos: Estilo atual
O estilo adotado pelo XC60 já tem cinco anos mas ainda segue atual. O visual já conhecido traz elementos como iluminação Full LED com o “martelo de thor” na dianteira, o carro de linhas avantajadas com os frisos em preto brilhante e a sobriedade da cor cinza chamada “Charcoal Midnight Zink Wool Blend”.

Carro tem linhas avantajadas com os frisos em preto brilhante e a sobriedade da cor cinza chamada “Charcoal Midnight Zink Wool Blend”

Bom espaço interno
Por dentro, metal e couro se complementam com bom gosto mas o principal está no aproveitamento de espaço. Nada de emblemas e costuras claras pois tudo no XC60 é sobriedade e conservadorismo a exceção do motor. Há 468 litros de porta malas com abertura elétrica, 2,86m de entre-eixos e 4,68m de comprimento. O Crossover também é alto com 1,65m e largo com 1,90m. Por conta do sistema de tração o túnel central traseiro é bem elevado e atrapalha as pernas dos passageiros que apesar disso tem ótimo espaço para os ombros graças à largura.

Na linha 2021 o acabamento dos bancos mudou mas talvez o consumidor nem note

Motor econômico
No XC60 a ideia é oferecer um carro realmente híbrido no sentido do desempenho esportivo ou econômico. Assim o modelo trabalha com dois motores: 2.0 turbo a gasolina de 320cv com um elétrico de 87cv, que trabalhando de forma combinada rende 407cv com 65,5kgfm de torque. O câmbio é o automático de oito marchas e a tração é integral. Com o “tanque elétrico” carregado ele tem até 51km de autonomia mas o ideal é trabalhar de forma combinada obtendo consumo de até 20km/l coisa que carro 1.0 turbo só faz andando a 60km/h em pista reta.

Conectividade é boa com a multimídia de nove polegadas com Apple CarPlay e Android Auto que ainda exigem cabo de espelhamento

Segurança de série
Mas nem por isso é “grandalhão” e pode ser manejado com facilidade graças ao sistema de condução semi-autônoma (ativo até os 130km/h) além de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alertas de saída da faixa de rodagem, de colisão frontal e também de ponto cego. Completam o pacote os sete airbags e câmera de ré com alta resolução.

Por dentro, metal e couro se complementam com bom gosto

Pontos negativos:Garantia limitada
Apesar de tanta tecnologia embarcada o Volvo XC60 tem apenas dois anos de garantia, bem menos que seus rivais pois geralmente oferecem três anos. Também é o carro com a manutenção mais cara pois até os 60.000km o custo de manutenção ficará em torno de R$ 10 mil.

No XC60 a ideia é oferecer um carro realmente híbrido no sentido do desempenho esportivo ou econômico

Detalhes
No XC60 avaliado alguns itens ficam em falta considerando especialmente seu preço. Não há espelhamento sem fio na multimídia que ainda requer cabo de conexão. Esse tipo de equipamento já existe em modelos bem mais baratos como Volkswagen Taos e T-Cross e ainda na Fiat Strada e Jeep Compass. Também não traz shift paddles atrás do volante e não oferece carregador por indução sem fio o que modelos bem mais baratos também trazem.

Gama do XC60 T8 vai de R$ 365 a R$ 389 mil

Túnel traseiro elevado
Apesar de espaçoso o banco traseiro tem um incômodo túnel bem elevado a ponto de atrapalhar o acesso de um quinto passageiro. Graças ao sistema elétrico há componentes que passam pelo túnel deixando a carroceria mais apertada para as pernas embora o espaço para ombros e cabeça seja muito bom.

Motores entregam 407 cv com 65,5 kgfm de torque

Bom de dirigir mas…
Ao volante a experiência é agradável com as duas propostas. A posição de guiar é mais alta e a direção um pouco lenta. O XC60 tem bom curso de suspensão que é independente porém sofre bastante e a carroceria balança um pouco em pistas muito irregulares. Ainda assim, mantém o silêncio sob todos os tipos de pisos. Os pneus são 255/45 R20 rendendo conforto a bordo e as rodas tem desenho que variam conforme a versão. Poderia ter somente câmera 360 graus e ainda shift paddles ou carregador por indução.

Modelo tem 468 litros de porta-malas

A gama do XC60 T8 vai de R$ 365 a R$ 389 mil, mais acessível que o BMW X3 xDrive30e da mesma faixa de preço e com mais potência e está no valor equivalente de um Audi Q5, Mercedes Benz GLC 250 e Land Rover Discovery Sport só que com mais economia e consumo reduzido de combustível.

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