AutoShow

Zeekr: conheça a marca de luxo chinesa que anuncia chegada ao Brasil

conhecida como “Porsche” da China, marca quer vender carro no país já neste ano. Por Marcos Camargo Jr

Zeekr 01 é hatch coupe que deve estrear primeiro (Zeekr divulgação)

A Zeekr é uma marca com três anos de operação. Nascida do grupo Geely, que tem como principal marca a Volvo, onde estão a Lynk e a Polestar, a Zeekr já nasceu com foco nos carros elétricos e anunciou nada menos que quatro modelos que devem começar a chegar ainda neste ano. Os preços, porém, não foram revelados. 

Zeekr X (Cross) é o segundo modelo (Zeekr Divulgação)

Vamos por partes. A marca anunciou esta semana que irá oferecer o Zeekr 001 e o SUV Zeekr X que chegam no segundo semestre. Para o próximo ano haverá um novo sedã compacto e uma van chamada Zeekr 009.

Interior do Zeekr X (Zeekr Diculgacao)

Zeekr 001 e o SUV médio Zeekr X, ainda sem preços. Ambos chegam às lojas no segundo semestre. Para 2025, a marca estuda o lançamento do sedã compacto Zeekr 007 e da van Zeekr 009. O objetivo é ter ao menos dois carros novos no Brasil todos os anos.

O Zeekr 001 é onde estão as maiores apostas da marca recém chegada e deverá ter motor de 421 ou 789cv com tração integral e autonomia de 600km na motorização mais “fraca”. 

Traseira do Zeekr X (Zeekr Divulgação)

Mas os ciclos de produto são tão curtos que enquanto a marca anunciava o 001 no Brasil, sua evolução que é o 007 já está sendo mostrada na China em cinco versões com preços a partir de US$ 29,9 mil, cerca de R$ 150 mil. 

A Zeekr está chegando ao Brasil apenas alguns meses depois de iniciar sua operação na Europa. Depois da China, a marca está na Suécia desde o final do ano passado e pretende chegar este ano a Alemanha, Noruega, Dinamarca, Alemanha e Israel além do Brasil.