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VW fará centro de pesquisa de biocombustíveis no Brasil

Tecnologia que será desenvolvida será complementar aos carros híbridos e elétricos. Por Felipe Salomão

Modelos elétricos serão menos competitivos em curto e médio prazo no Brasil

A Volkswagen já trabalha para ter um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis no Brasil. Essas inovações, que serão complementares ao modelos híbridos e elétricos, irão criar soluções para o etanol e para os novos combustíveis biodegradáveis que venha a surgir. Com isso, a marca pretende ter todos os carros com emissão zero de carbono.

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“Sediar aqui no Brasil o novo Centro de P&D para etanol e outros biocombustíveis nos coloca em evidência no mundo Volkswagen. Poder liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa dos biocombustíveis se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações elétrica, híbrida e à combustão a mercados emergentes é um reconhecimento enorme para a operação na América Latina. Vamos atuar em parceria com Governo, universidades e a agroindústria para que possamos trabalhar com o que há de melhor para o futuro da mobilidade”, detalha Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

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Como o Brasil ainda é um país que carece de infraestrutura para veículos elétricos, essas novas tecnologias baseadas em biocombustíveis devem ser uma solução a curto e médio prazo. Além do fator infraestrutura, a marca enxerga em mercados emergentes que o nível de renda local também deve fazer com que os carros elétricos demorem a chegar por aqui com um preço acessível, o que a faz buscar novidades para neutralizar as emissões de carbono nesta região.

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Essa medida tomada pela marca vem de encontro com um estudo publicado pelo World Wildlife Fund (WWF), que mostra que até 2030 os biocombustíveis no Brasil devem suprir 72% da demanda local de combustíveis. É importante lembrar que atualmente o país tem apenas 1,2% do território sendo utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar e 0,8% para produção de etanol da cana ou do milho. Deste montante, 92% do cultivo de cana-de-açúcar está no centro-sul do país e os 8% restantes estão na região Nordeste. Isso significa para o meio ambiente que estas áreas cultivadas estão a quase dois mil quilômetros da Amazônia, ou seja, sem a necessidade de desmatar a floresta.

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Outra empresa que desenvolve tecnologias a base de biocombustíveis é a Nissan, que inclusive já mostrou um protótipo que é capaz de andar com etanol e ter zero emissões de poluentes.

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