VW confirma Kombi elétrica no Brasil mas não divulga o preço

Ao celebrar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca anunciou aos fãs à venda do ID.Buzz elétrico, considerado a “nova geração da Kombi”

Modelo volta ao mercado em sua nova geração elétrica. Por Marcos Camargo Jr.

ID.Buzz traz motor de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de toque – Foto: Volkswagen/Divulgação

Ao celebrar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a marca anunciou aos fãs à venda do ID.Buzz elétrico, considerado a “nova geração da Kombi”. Serão apenas 70 unidades em um primeiro momento mas a VW não anunciou o preço.

Modelo está disponível no serviço de assinatura Sign&Drive – Foto: Volkswagen/Divulgação

Na mesma ocasião a marca oficializou a estreia do ID.4, crossover 100% elétrico. No entanto, o crossover não será vendido e sim estará disponível em um modelo de assinatura por R$ 9.990,00 por mês. Na Europa, embora o preço varie conforme o país, o ID.Buzz custa cerca de € 58 mil, cerca de R$ 280 mil em valores convertidos.

Modelo tem autonomia de 370 km – Foto: Volkswagen/Divulgação

No caso do ID.4, o modelo por assinatura disponível no Sign&Drive será a única forma de colocar o modelo elétrico na garagem. Posteriormente ele pode estar à venda no país.

ID.Buzz faz uma nova leitura visual da Kombi – Foto: Volkswagen/Divulgação

Híbridos flex entram nos planos
A marca admitiu pela primeira vez que irá lançar modelos elétricos “e híbridos” no mercado brasileiro até 2026. Mas não especificou quais serão esses modelos neste momento.

Painel tem semelhança com os demais modelos eletrificados da marca – Foto: Volkswagen/Divulgação

Nos planos futuros a Volkswagen tem um SUV compacto que usaria a plataforma MQB A0 posicionado abaixo do T-Cross e Nivus usando motor TSI turbo e sistema híbrido leve de 12 ou 48volts. A estreia prevista é para 2025.

ID.4 tem motor de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de toque – Foto: Felipe Salomão

Mecânica elétrica
O ID.4 e o ID.Buzz trazem motor de 204cv de potência e 31,6 kgfm de toque, posicionado no no eixo traseiro. A autonomia é de 370 km no ciclo brasileiro validado pelo Inmetro.

Modelo traz desenho com traços arredondados – Foto: Felipe Salomão

O conjunto de baterias tem 77kWh e capacidade para receber até 150kW em sistemas de recarregamento rápido. “O veículo flex, híbrido e elétrico são ótimas soluções para o país. Agora vamos para a próxima fase da descarbonização”, explica o CEO global Thomas Schäfer que está no Brasil.

Interior do SUV tem uma ampla multimídia – Foto: Felipe Salomão

“O ID.4 faz parte de uma ofensiva de 15 modelos elétricos: flex, elétricos e híbridos até 2026”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. “Os elétricos vão se juntar aos modelos híbridos flex na região e mostram o compromisso tecnológico na região”, completa.

Procura uma Volkswagen Kombi? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC