Centro de segurança foi o primeiro a fazer testes de colisão no Brasil. Por Felipe Salomão
A Volkswagen celebra 50 anos do laboratório de segurança no Brasil. Além de ser o primeiro local a fazer testes de colisão no país, o centro de segurança contribuiu para o desenvolvimento de airbags e freios ABS. Todo esse investimento em segurança tem dado bons resultados para a fabricante alemã, já que o novo Taos recentemente tirou nota máxima no Latin NCAP.
Inaugurado em 1971 no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, o laboratório está integrado à área de pesquisa e desenvolvimento do produto da empresa. Desta forma, tem um papel fundamental na criação do T-Cross, Virtus, Polo, Saveiro, Gol e Voyage. Hoje em dia, o centro de segurança está localizado dentro do complexo industrial de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, quando foi transferido para lá nos anos 80.
O centro de segurança, que é uma referência global da Volkswagen, desde os anos 70 já conseguiu fazer avaliações de crash tests, o que contribuiu para aperfeiçoar os freios, pneus, airbags, suspensão, impacto dos dummies, que são bonecos que simulam os passageiros e motorista, entre outros componentes.
Os primeiros carros a fazerem os testes de colisão frontal e traseira foram o Volkswagen 1600 TL, Fusca 1500 e a perua Variant. Além destes modelos, a marca testou o Karmann Ghia TC, o Gol, Parati, Fox, Voyage, Variant II, Brasília, SP1 e SP2.
A Volkswagen ainda informou que realiza avaliações computadorizadas, o que contribui para aperfeiçoar o processo e o desenvolvimento de equipamentos de segurança. Com isso, é possível ter uma redução nos custos e no tempo. O laboratório de segurança também conta com o Sled Test, que consegue avaliar com alta precisão todos os efeitos de um acidente de trânsito. Ainda realiza testes de colisão dianteiro, traseiro e lateral em diversas velocidades. De acordo com a empresa, é possível avaliar isoladamente cada equipamento de segurança do veículo.
O laboratório de segurança ainda conta com câmaras climáticas que submetem os carros a temperaturas entre -40ºC e 100ºC, sendo que um dos principais equipamentos avaliados nesses testes são os airbags.
Claro, o laboratório de segurança tem rendido bons frutos, além do novo Taos, que recebeu recentemente a nota máxima do Latin NCAP, outros modelos como o up!, T-Cross, Polo e Virtus também conquistaram as 5 estrelas da avaliação.
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