SUV grande ganha pequenas novidades visuais mas motorização fica mais eficiente. Por Marcos Camargo Jr
O Volvo Xc90 chegou em 2014 como primeiro carro de uma nova fase da marca sueca sob o comando da chinesa Geely. Depois dele, vieram o XC60, XC40, eles se tornaram híbridos (e elétrico no caso do XC40 Recharge) e agora a Volvo retoma a renovação dos modelos atuais da gama com o XC90 reestilizado.
Entra em cena o SUV grande com novo martelo de Thor com novo arranjo de faróis internos, nova grade com elementos diagonais e pequenas alterações em rodas e outros itens.
O interior também foi sutilmente melhorado, com a adição de novos materiais reciclados e uma tela touchscreen em formato maior que abandona o vertical e que agora mede 11,2 polegadas em vez de 9,0 polegadas, e cujo sistema operacional é novo e permite uso com menor quantidade de menus.
Em termos de espaço o Volvo XC90 tem console central ajustado com novas molduras, mais porta objetos e porta copos são maiores ao gosto norteamericano. No interior há novos matérias de Nappa e couro sintético Nórdico usando produtos recicláveis. O som Bowers and Wilkins tem 19 alto falantes e também segue disponível.
Motor mais eficiente
O motor T8 2.0 híbrido combina um propulsor a gasolina com 306cv com o elétrico de 143cv, sempre com tração integral e câmbio de oito marchas. No modo elétrico o XC90 roda até 70km sem usar combustível o que é um ganho de eficiência para o SUV médio. A potência combinada é de 455cv com 0-100km/h em 5,1s.
Também existem outras versões do XC90 como o motor B5 turbo de 247cv e o B6 de 296cv que prometem mais eficiência.
A Volvo anunciou revisões na suspensão e na quantidade de isolamento acústico que devem tornar o XC90 mais silencioso e confortável.
Nos EUA o Volvo XC90 custa a partir de US$ 58,4 com mais US$ 1.295 de taxa de destino. Outros preços das versões que serão três ainda não foram divulgados.