Volvo XC40 Inscription: pontos positivos e negativos

Bem equipado e confortável ele ficou mais equipado mas menos potentes na linha 2020. Por Marcos Camargo Jr

Líder quando o assunto são os Crossovers premium no país a Volvo tem três opções no nosso mercado: o XC60, o mais vendido, XC90 e o compacto XC40. Mas como anda a versão intermediária do XC40 equipado com motor menos potente? Quais são seus pontos positivos e negativos?

Desta vez o AutoShow avaliou o SUV premium equipado com motor T4 2.0 de 190cv de 30,6kgfm de torque com câmbio automático de oito velocidades. A versão traz controle de tração e estabilidade mas não adota tração integral. Menos potente que a versão 2019 com 245cv o foco da Volvo é oferecer um carro mais equipado e eficiente na gama. 

Em termos visuais a linha 2020 da versão Inscription não traz grandes mudanças além das rodas aro 19 com desenho específico. O carro tem equilíbrio nas linhas bem atuais com destaque para a traseira com o “ombro” proeminente que é um ponto de destaque no carro. Ele segue o mesmo estilo dos demais produtos da marca mas vamos aos pontos positivos e negativos: 

Pontos positivos 

Requinte a bordo: o Volvo XC40 tem o esperado bom acabamento. Traz alavanca do câmbio em cristal assinada pela grife Orrefors produzida no sul da Suecia por exemplo. Na linha atual o Volvo XC40 Inscription ganhou itens como o teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, faróis direcionais, iluminação interna com 28 pontos e soleiras de alumínio nas portas entre outros itens com destaque para o piloto automático adaptativo com Pilot Assist (volante com assistência).

segurança é destaque: são 6 airbags, freios ABS com disco nas quatro rodas, frenagem autônoma de emergência entre outros itens. Para quem está acostumado ao Volvo só faltou o alerta de ponto cego ou de fluxo cruzado que é um item de versões mais caras como a híbrida. 

Bom espaço: mesmo com 4,40m o XC40 tem bom entre-eixos é ótimo espaço interno. À frente o painel é recuado, há porta objetos no console central e nas portas e o porta malas de 432 litros é bem suficiente e ainda oferece o recurso de prateleira e de separador de compartimento de carga.

Conectividade: outro ponto de destaque é a boa multimídia vertical de alta resolução, entretenimento e segurança do carro. Com controle de Cruzeiro adaptativo o XC40 mantém um dos itens mais modernos do segmento com assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma. 

Pontos negativos  

Mais fraco: É inegável que XC40 Inscription perdeu fôlego ao trocar o motor 2.0 turbo de 254cv pelo 2.0 mais “manso” de 190cv. Ele anda muito bem mas é claro que perde brilho da versão antiga que era muito mais rápida.

Tão caro quanto rivais: o XC40 só ficou mais caro desde que chegou à linha 2020. Em março custava R$ 196,9 mil o que era bom para uma versão bem equipada diante dos concorrentes mas agora ela sai por R$ 224,9 mil. Por culpa do câmbio, essa tem sido a tendência de preço não só da linha Volvo mas de qualquer veículo importado vendido por aqui. Concorrente do Audi Q3 e do BMW X1, ele traz boa relação custo benefício é ótimo espaço com farta lista de equipamentos. 


Gosta do Volvo? Procura um Crossover confortável? Veja os anúncios do AutoShow, faça troca anunciando seu carro de GRAÇA e faça o melhor negócio do país nos nossos feirões.