AutoShow

Volvo produziu seu último carro a diesel no mundo: XC90

marca sueca encerra produção do XC90 a diesel mas chegada do elétrico é incerta. Por Redacao

XC90 deixa linha de produção com motor diesel (Volvo Divulgação)

A Volvo acaba de anunciar que o carro da foto é o último com motor diesel produzido pela marca. O último exemplar é um XC90 que ainda era feito na unidade de Torslanda na Suécia, região de Gotemburgo, e será enviado direto para um museu. 

Dianteira do XC90 (Volvo Divulgação)

O XC90 em questão combinava motor diesel 2.0 quatro cilindros turbo com sistema híbrido leve que soma 235cv. Este motor já foi amplamente usando na Europa chegando a representar 90% das vendas ainda na década passada. 

XC90 diesel híbrido leve (Volvo Divulgação)

Atualmente 40% dos carros premium europeus ainda usam motor diesel ainda que tenham assistência híbrida. Hoje menos de 13% dos carros europeus ainda oferecem versões a diesel. 

Volvo EX90 (Volvo Divulgacao)

Apesar disso efetivamente o Volvo EX90 ainda não teve a produção em série iniciada. O SUv elétrico tem dois motores com 402cv e custa US$ 77,9 mil nos Estados Unidos além de uma versão de 496cv a US$ 82,9 mil. Além disso a Volvo segue enfrentando problemas para acelerar a produção do EX30 compacto na China que já deveria ter chegado efetivamente ao mercado europeu. 

700 Séries foi o primeiro diesel em 1991 (Volvo Divulgação)

Foram 33 anos de produção de carros diesel na marca sueca e que agora ficará para as páginas do passado. A Volvo havia confirmado o fim destes modelos diesel em setembro de 2024 em um evento sobre mudanças climáticas em Nova York.

fechar