AutoShow

Volvo lança EX30 no Brasil com preço de Jeep Compass: veja as versões

Modelo vem da China e estreia em quatro versões com preço inferior a R$ 220 mil. Por Marcos Camargo Jr

EX30 apresentado no Rio de Janeiro (Henrique Pereira)

A Volvo apresenta hoje no Rio de Janeiro seu novo SUV elétrico posicionado como produto de entrada. O EX30 foi desenvolvido na Ásia e promete ser o novo produto de volume da marca no país e em toda a América Latina estreando em quatro versões com preços a partir de R$ 219,9 mil. Mas quais são as novidades?
Ele traz um visual ousado e ao mesmo tempo simplificado. O EX30 é baseado na nova plataforma SEA desenvolvida em conjunto com a Geely e produção concentrada na China. O visual traz evoluções e aponta para o futuro dos novos carros da marca.

interior minimalista do Volvo EX30 (Henrique Pereira)

Os farois afilados e a grade fechada combina com o perfil de linhas retas do crossover com a lanterna vertical, outra evolução em relação à inspiração de outos conjuntos óticos ao estilo “martelo de Thor”. A marca Volvo fala em “introduzir o estilo escandinavo e luxuoso da marca para um público mais amplo”, claremente alusivo ao preço convidativo do crossover.

traseiira com lanterna dupla e detalhes evolutivos em relação à linha atual (Henrique Pereira)

Interior simplificado

interior do Volvo EX30 (Volvo Divulgação)

Por dentro o EX30 é igulmente mininalista com destaque para a grande quantidade de porta objetos, som premium e itens de condução autônoma dentro do pacote ADAS que inclui tecnologia de prevenção de colisão, alerta de abertura de porta e frenagem automática de baixa velocidade.

4,23m de comprimento e 2,65m de entre-eixos (Volvo Divulgação)

Quatro versões com o mesmo motor

estreia mundial do EX30 ocorreu em junho (Volvo Divulgação)

A versão entrada Core E40 tem motor de 272cv e 34kgfm de torque com autonomia de 344km no padrão europeu, algo como 270km no método PBEV (estimado). As baterias são do tipo LFP de 51kw e também varia conforme a versão.
A Core E60 tem 69kw com autonomia de 480km (WLTP) e custa R$ 239,9 mil, a Plus de 69kw com 480km (WLTP) por R$ 264,9 mil e a Ultra com 69kw suficientes para 480km (WLTP) por R$ 279,9 mil.
A versão de 428cv com dois motores elétricos a princípio não estará disponível até para não concorrer com o Volvo XC40 e C40 posicionados acima do EX30.

Os clientes que comprarem durante a oferta de pré-venda, vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kw. Embora a apresentação do carro seja hoje ainda não teremos contato com a novidade o que pode ocorrer ainda este ano. A chegada do EX30 ao mercado ocorrerá no primeiro trimestre de 2024. O preço do EX30 chega competitivo nivelado a SUVs médios a combustão como Jeep Compass, Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox e Ford Territory mostrando que a eletrificação avança até mesmo em mercados menos desenvolvidos como o Brasil.