Empresa exporta veículos para vários continentes e atua no segmento premium. Por Marcos Camargo Jr
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.30-1024x682.jpeg)
Os carros elétricos lançados no Brasil já ganharam a preferência no mercado de blindagem. No entanto, os cuidados com esses carros é maior por conta das baterias e há uma preocupação com a perda da garantia de fábrica. Por isso, blindadoras buscam a certificação das marcas para aplicarem a proteção balística. É o caso da Carbon que recebeu a certificação para blindar a linha de elétricos incluindo o novo EX30 cujas entregas ainda nem começaram no Brasil.
Como é feito o teste?
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.40-1024x682.jpeg)
Para a avaliação dos modelos EX30, C40 e XC40, foram utilizados projéteis de 9mm e .44 disparados em ângulos de 90 e 45 graus relativos à blindagem, a uma distância de 5 metros do veículo.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.40-2-1024x682.jpeg)
Os disparos são feitos por profissionais de elite contra o veículo em condições agressivas a uma distância de 5 metros. A ideia é simular uma situação de assalto no cotidiano.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.39-2-1024x683.jpeg)
E justamente as baterias são o ponto principal. Em caso de ataque as baterias devem estar ainda mais protegidas e isoladas pois em caso de disparo uma faísca pode representar um princípio de incêndio.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.39-3-1024x681.jpeg)
“Os disparos são feitos por atiradores profissionais de elite, simulando situações até mais intensas que as encontradas nas ruas. A maioria das blindagens comuns não suportaria os 1.500 tiros dados na certificação”, explica Michel Haddad, diretor de vendas da Carbon blindados.
O teste balístico é uma das etapas para a certificação da blindagem que passa a ter a chancela da marca. Depois dessa fase são feitos testes automotivos para certificar a segurança do veículo após o tratamento da blindagem. No caso da Carbon a certificação tem validade global e segue as normas ABNT 15000-2 e NIJ 0108.01, para o nível III-A, o mais alto permitido pela legislação brasileira.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-15.46.32-1024x682.jpeg)
A CARBON apresentou para os participantes do ensaio todos os materiais que utilizam em suas blindagens como vidros, mantas, e aço balístico demonstrando a seriedade e tecnologia que envolvem uma blindagem veicular. A Carbon exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e é pioneira na blindagem de veículos eletrificados.
com informações de Henrique Pereira em colaboração com o AutoShow