Empresa exporta veículos para vários continentes e atua no segmento premium. Por Marcos Camargo Jr
Os carros elétricos lançados no Brasil já ganharam a preferência no mercado de blindagem. No entanto, os cuidados com esses carros é maior por conta das baterias e há uma preocupação com a perda da garantia de fábrica. Por isso, blindadoras buscam a certificação das marcas para aplicarem a proteção balística. É o caso da Carbon que recebeu a certificação para blindar a linha de elétricos incluindo o novo EX30 cujas entregas ainda nem começaram no Brasil.
Como é feito o teste?
Para a avaliação dos modelos EX30, C40 e XC40, foram utilizados projéteis de 9mm e .44 disparados em ângulos de 90 e 45 graus relativos à blindagem, a uma distância de 5 metros do veículo.
Os disparos são feitos por profissionais de elite contra o veículo em condições agressivas a uma distância de 5 metros. A ideia é simular uma situação de assalto no cotidiano.
E justamente as baterias são o ponto principal. Em caso de ataque as baterias devem estar ainda mais protegidas e isoladas pois em caso de disparo uma faísca pode representar um princípio de incêndio.
“Os disparos são feitos por atiradores profissionais de elite, simulando situações até mais intensas que as encontradas nas ruas. A maioria das blindagens comuns não suportaria os 1.500 tiros dados na certificação”, explica Michel Haddad, diretor de vendas da Carbon blindados.
O teste balístico é uma das etapas para a certificação da blindagem que passa a ter a chancela da marca. Depois dessa fase são feitos testes automotivos para certificar a segurança do veículo após o tratamento da blindagem. No caso da Carbon a certificação tem validade global e segue as normas ABNT 15000-2 e NIJ 0108.01, para o nível III-A, o mais alto permitido pela legislação brasileira.
A CARBON apresentou para os participantes do ensaio todos os materiais que utilizam em suas blindagens como vidros, mantas, e aço balístico demonstrando a seriedade e tecnologia que envolvem uma blindagem veicular. A Carbon exporta veículos para a Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e América Latina. Além disso, é certificada pela Jaguar, Land Rover, Toyota, BYD, GWM e GM, e é pioneira na blindagem de veículos eletrificados.
com informações de Henrique Pereira em colaboração com o AutoShow