No total, ciclo prevê R$ 16 bilhões em recursos para fazer nova plataforma, novo motor híbrido e lançar 16 carros em quatro anos. Por Marcos Camargo Jr
A Volkswagen vai anunciar hoje um novo ciclo de investimentos no Brasil com R$ 9 bilhões até 2028 para fazer uma nova plataforma, novo motor e quatro modelos híbridos inéditos no país dentro de quatro anos. No total, a marca vai investir R$ 16 bilhões pois já havia anunciado R$ 7 bilhões em 2022 até 2026.
“Temos projetos para todas as fábricas instaladas no Brasil e estamos alocando projetos para todas essas unidades. Conseguimos negociação com os sindicatos em benefício comum para as duas partes com uma relação construtiva e responsável com o governo que será feito hoje”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen, em um anúncio feito para um grupo restrito de 50 jornalistas do Brasil.
Hoje, será feito o anúncio oficial em São Bernardo do Campo em uma cerimônia com a presença de executivos da Volkswagen e o presidente Lula.
A Volkswagen confirmou que irá lançar 16 veículos em um intervalo de quatro anos. Destes 16, 4 serão nacionais e inéditos incluindo dois produtos novos em São Bernardo do Campo, um novo carro em Taubaté e uma inédita pickup em São José dos Pinhais. Há especulações de que entre esses quatro novos modelos estejam um SUV médio de 5 e outro de 7 lugares sobre a mesma base e também um SUV compacto que será feito em Taubaté, na unidade onde hoje é feito o Polo e Polo Track.
Hoje a Volkswagen conta com quatro unidades no país: Anchieta onde são feitos o Polo, Nivus e a pickup Saveiro; São José dos Pinhais onde é feito o T-Cross em uma unidade compartilhada com a Audi; Taubaté onde são feitos o Polo e Polo Track e São Carlos, no interior paulista, onde são feitos os motores usados nos veículos do grupo.
Nova plataforma para carros híbridos
Entre as novidades, boa parte do investimento será dedicado para a nova Plataforma MQB Hybrid com um novo motor que deve ser usada nestes quatro veículos inéditos. Recentemente o sindicato de São Carlos/SP divulgou que havia entrado em acordo com a Volkswagen para a produçao do novo motor 1.5 TSI com sistema de desligamento de cilindros, tecnologia flex e assistência elétrica para reduzir consumo e emissões. Atualmente são produzidos no local o motor 1.0 MPI, 1.0 TSI e 1.4TSI.
“Carro elétrico está muito presente na China, na Europa, alguns lugares nos Estados Unidos como Califórnia, Flórida, Texas, mas não podemos fazer um ‘copia e cola’ dessa estratégia no Brasil. O elétrico não é uma realidade aqui. Não podemos fazer uma mudança radical”, explicou Possobom.
Assim como outras marca, a Volkswagen consolida a mudança no discurso sobre eletrificação. Até o meio de 2023, o discurso era em prol de carros 100% elétricos e agora marcas como a General Motors admitem que o caminho da eletrificação passa por carros híbridos. “Temos o total flex e agora teremos o carro híbrido flex com avançado pacote ADAS, nova arquitetura elétrica, novo câmbio. Como combinamos a estratégia global da companhia com a realidade do Brasil? Isso passa por soluções que teremos aqui no país e na América Latina”, finalizou.