Volkswagen inicia venda de caminhão elétrico e-Delivery feito no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou hoje em uma transmissão virtual o "e-Delivery", primeiro caminhão 100% elétrico sem emissões de gases apontando para o futuro da mobilidade no transporte de carga

São duas versões feitas no RJ com abastecimento e motor 100% elétricos. Por Marcos Camargo Jr.

Capacidade máxima de carga útil é de 6.320kg

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou hoje em uma transmissão virtual o “e-Delivery”, primeiro caminhão 100% elétrico sem emissões de gases apontando para o futuro da mobilidade no transporte de carga.

Modelo e-Delivery 14 toneladas tem capacidade máxima de carga útil de 9.055 kg

A novidade chega em duas versões. O e-Delivery de 11 toneladas atende às especificações de PBT (Peso Bruto Total) de 10.700 kg e tração 4×2. A capacidade máxima de carga útil é de 6.320kg. Já o e-Delivery 14 toneladas é um 6×2 de maior porte com peso bruto total de 14.300kg e capacidade máxima de carga útil de 9.055 kg.

Modelo e-Delivery de 11 toneladas atende às especificações de PBT de 10.700 kg e tração 4×2

Segundo a VWCO houve um investimento de R$ 150 milhões e os protótipos rodaram cerca de 400 mil quilômetros para a validação no Brasil.

Com autonomia de 250km o motor do e-Delivery tem 300kW e desenvolve cerca de 408cv com torque máximo de 2.150Nm, fabricado pela WEG. A Volkswagen Caminhões conta ainda com projetos específicos da Moura para o conjunto de bateria e a Bosch para a unidade de controle além da Meritor fabricante dos eixos.

Caminhões elétricos podem ser carregados em fonte de corrente contínua de até 150 kW de potência

“Foram mais de 45 mil quilômetros, que resultaram em uma redução de mais de 34 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera em cada veículo de teste. Além disso, alcançamos uma excepcional redução no custo energético, superior a 60%. E o mais importante: com zero emissões de poluentes”, disse Roberto Cortes, CEO da VWCO.

Os caminhões elétricos podem ser carregados em fonte de corrente contínua de até 150 kW de potência sendo que a VWCO oferecerá uma consultoria para instalação de sistemas de recarga para as empresas interessadas. Em carga lenta o e-Delivery pode ser reabastecido em 3 horas ou 30% de autonomia em 15 minutos no sistema de alta voltagem.

Motor tem 300kW e desenvolve cerca de 408cv com torque máximo de 2.150Nm

Já existe uma encomenda de 100 unidades de um projeto de 1.600 veículos para a AB InBEV, Coca-Cola Femsa e grupo JBS.

“Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade” disse Cortes durante a apresentação virtual.

Em carga lenta o e-Delivery pode ser reabastecido em 3 horas

Segundo a VWCO 100 unidades dos caminhões serão entregues ainda neste ano. Fazem parte do desenvolvimento do e-Delivery a Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a GDSolar, CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens, ABB e Eletra.

Procura um carro da Volkswagen? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC