AutoShow

Volkswagen e EDP se unem em rede de recarga para carros elétricos: conheça

30 eletropostos serão inaugurados até 2022 interligando 2.550km. Por Marcos Camargo Jr

Pouco a pouco os carros elétricos vem ganhando espaço pelo país embora ainda tenham alto custo de aquisição. A iniciativa une as marcas Volkswagen, Audi e Porsche, além da Siemens, ABB entre outras empresas com a EDP Smart para criar um corredor interligando quatro cidades com pontos de recarga de veículos elétricos. 

A rede terá 30 eletropostos integrando as cidades de São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR e Brasília/DF e passa pelas rodovias Fernão Dias, Régis Bittencourt e Anhanguera que interligam essas localidades.

Serão 2.550km de pontos de recarga e é resultado de um investimento anunciado ano passado de R$ 32,9 milhões e será concluída dentro de três anos, prometeu a EDP. Os primeiros eletropostos serão entregues ainda neste ano.

O primeiro foi inaugurado esta semana em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo com uma estação ultrarrápida de 350kW. Esta voltagem é capaz de recarregar um veículo em cerca de 15 minutos, autonomia de cerca de 100km em média. Inicialmente a energia nestes locais não será cobrada mas o serviço, como qualquer abastecimento, terá cobrança como qualquer outro posto de combustível.

Em iniciativas isoladas há outros corredores semelhantes interligando São Paulo e Rio de Janeiro (iniciativa da BMW), o estado do Paraná (entre Foz do Iguaçu e Curitiba), Paraná e Santa Catarina e Belo Horizonte.