Volkswagen anuncia investimento de R$ 7 bilhões para lançar elétricos no Brasil

Para celebrar os 70 anos de Brasil, que acontecerá na próxima quinta-feira (23 de março,), a Volkswagen investirá na América Latina R$ 7 bilhões

Aporte bilionário também atende a América Latina até 2026. Por Felipe Salomão

Produção do Fusca no Brasil – Foto: Volkswagen/Divulgação

Para celebrar os 70 anos de Brasil, que acontecerá na próxima quinta-feira (23 de março,), a Volkswagen investirá na América Latina R$ 7 bilhões. Com esse capital, a marca deve lançar 15 veículos, que serão focados em tecnologia flex e elétricos até 2025. Vale lembrar que a empresa já testa por aqui os ID.3, ID.4 e ID.Buzz, que é a Kombi elétrica. Ao longo dos anos a marca lançou ícones do mercado como o Fusca, Kombi, Gol, Brasília entre outros.

Volkswagen é a primeira fabricante de veículos no Brasil a utilizar gás natural renovável na linha de produção de Anchieta e Taubaté – Foto: Volkswagen/Divulgação

Fruto desse aporte bilionário, que foi estabelecido em 2022 na região, a marca já lançou por aqui o Jetta GLi, novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, novo Polo GTS, novo Virtus e Polo Track 1st Edition. É importante lembrar que o Volkswagen T-Cross já foi flagrado pelo R7 Autos Carros e deve ser atualizado em breve para a gama de modelos flex sem opção híbrida por enquanto.

Garagem Volkswagen na fábrica da Anchieta conta com todos os modelos já fabricados no Brasil – Foto: Volkswagen/Divulgação

“A Volkswagen do Brasil completa 70 anos de inovação tecnológica e pioneirismos e tem uma importância estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo. Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portfólio de produtos – que oferecem máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança –, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada”, afirma o COO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Cidades que a Volkswagen produz motores e veículos no Brasil – Foto: Volkswagen/Divulgação

Além de lançamentos, a Volkswagen promete ser uma empresa de carbono neutro até 2050 no mundo. Inclusive, a marca foi a primeira fabricante de veículos a assinar o Acordo de Paris. Por aqui, a montadora já inaugurou o departamento Way to Zero Center na fábrica de Anchieta para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.

Fábrica da Volkswagen do Brasil no passado – Foto: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen do Brasil também é a primeira fabricante de veículos no Brasil a utilizar gás natural renovável na linha de produção de Anchieta e Taubaté. Ao todo, serão mais de 50 mil m³ diários de biogás, fornecidos pela Raízen, que são utilizados no processo produtivo da pintura das carrocerias dos modelos da marca. Com isso, foi possível ter uma redução de mais de 90% de emissões de CO2 comparando com a alternativa fóssil.

Montagem do Fusca foi iniciada em 1953 – Foto: Volkswagen/Divulgação

70 anos no Brasil
A Volkswagen está olhando para o seu futuro no país em uma data importante para a sua trajetória. Vale lembrar que embora a Volkswagen já esteja presente no país desde 1950 quando foi iniciada a importação do Fusca, a montagem dos modelos foi iniciada em 1953. A partir desse ano a VW iniciou a construção da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo/SP que ficaria pronta em 1957 para produzir a Kombi e a partir de 1959 o Fusca, ambos com 50% de nacionalização.

Volkswagen ID.Buzz rodando pelo Rio de Janeiro – Foto: Volkswagen/Divulgação

O terceiro modelo da marca seria o Karmann Ghia, em 1962 e só no fim da década a Volkswagen lançaria novos modelos como a Variant, o 1600 TL e o 1600 quatro portas. Nos anos 1970 a Volkswagen desenvolveu a Brasília lançada em 1973 e lançou no ano seguinte o Passat, primeiro carro com motor refrigerado a água no país. No fim dos anos 1970 a marca construiu outra unidade, em Taubaté/SP, para a produção do Gol a partir de 1980.

Gol foi lançado na década de 1980 e deixou de ser vendido no final de 2022 – Foto: Volkswagen/Divulgação

Outra fábrica, desta vez dedicada a produção de motores, seria inaugurada em 1996 em São Carlos e em 1999 a quarta unidade, em São José dos Pinhais, também seria estratégica para modernizar a linha de produtos da VW. De lá saíram Fox, Audi A3 Sedan e após 2019 o T‑Cross.

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