Preços começam em R$ 48 mil e vão a R$ 73 mil para o Onix Plus Première. Por Marcos Camargo
Após mostrar o novo Onix 2020, que estreia nova plataforma e motores três cilindros a GM deu mais um passo para manter sua liderança no mercado. A maior surpresa, o entanto, foi manter o mesmo valor da linha atual, o que mostra disposição da montadora de avançar sobre os concorrentes, especialmente Hyundai HB20, Ford Ka, Renault Sandero e Logan, Toyota Yaris e Etios e Fiat Argo e Cronos.
Nesta manhã a GM divulgou toda a esperada lista de versões e modelos do Onix e Onix Plus. A antiga geração continua sendo fabricada com os nomes Onix Joy e Prisma Joy.
O que muda?
A grande novidade além do desenho atualizado com grade hexagonal, faróis afilados e interior mais arrojado está na nova família de motores Ecotec três cilindros nas versões aspirada e turbo. O projeto desse motor é originário da Opel e tem tecnologia de corrente imersa em óleo, vibrabrequim deslocado que reduz o consumo de energia na partida e redução de 15kg em relação ao antigo propulsor quatro cilindros além do volante do motor que absorve melhor as irregularidades da pista. A GM promete um custo de manutenção 8% menor em relação ao antigo e revisões devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros.
O motor aspiradoflex rende 82cv com 10,6kgfm de torque que estará disponível nas versões LT do novo Onix com preços entre R$ 48,5 mil e R$ 55,5 mil. De série ele traz ar condicionado, direção eletrica, vidros elétricos, 6 airbags, controle de estabilidade e tração e carregadores USB (um na frente e dois atrás).
Já o motor turboalimentadoflex rende 116cv com 16,8kgfm de torque que estará disponível a partir da versão denominada “turbo” que custa R$ 55,5 mil já com transmissão automática, 6 airbags, controle de estabilidade e tração e carregadores USB (um na frente e dois atrás) e rádio.
Novo Onix
A versão LT incorpora Wi-Fi e sistema OnStar, faróis de neblina e rodas de 15 polegadas por R$ 57,5 mil (manual) e R$ 62,8 mil (automática) que traz controle de Cruzeiro.
As versões LTZcomeçam em R$ 60,9 mil (manual) e R$ 66,3 mim (automática) e trazem itens como abertura elétrica do porta malas, acendimento automático dos faróis e carregador wireless.
A versão Premiertraz rodas aro 16, faróis do tipo projetor, luz de posição em LED e preços entre R$ 69,9 mil e R$ 72,9 mil com ar digital, bancos com revestimento premium e alerta de pontos cegos.
Onix Plus
No caso do sedã a versão de entrada 1.0 LT tem o mesmo conteúdo do versão hatch com assistente de partida em rampa e preço a partir de R$ 54,9 mil. Vale lembrar que neste caso usa o motor aspirado de 82cv e 10,6kgfm sempre com câmbio manual. O valor mais alto da versão LT é R$ 58,9 mil com itens como carregador wireless, câmera de ré, internet Wi-Fi, Farol de neblina e rodas aro 15.
A partir da versão “turbo” ele ganha o motor de 116cv e preço de R$ 57,8 mil com transmissão automática de seis marchas, assistente de partida em rampa e rádio.
A versão LT turbo tem preços entre R$ 61 (manual) e R$ 66,5 mil (automática) e conteúdo idêntico ao hatch. A LTZ também tem o pacote do Onix no sedã com preços de R$ 65,7 a R$ 70,9 mil.
No pacote Premier o preço começa em R$ 73,2 mil e chega a R$ 76,1 mil. Neste caso da versão topo o conteúdo também equivale ao do hatchback.
Na apresentação técnica a GM fez questão de reforçar que a nova plataforma usa 17% mais aços de alta resistência. Toda a nova linha do Onix vem de série com 6 airbags, controle de estabilidade e tração e foi classificado como cinco estrelas no Latin NCAP que divulgou o resultado do teste minutos antes do evento de lançamento do carro.
Você gosta de carros compactos especialmente os da marca Chevrolet como o Onix e Prisma? Além dos classificados do Auto Show com milhares de ofertas GM conheça os feirões presenciais Auto Show realizados no Anhembi e Shopping ABC.