Uso correto pode fazer o conjunto durar até 120 mil quilômetros ou mais. Por Redação
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Hoje metade dos carros vendidos no país já tem câmbio automático porém os mais de 50 milhões da frota circulante ainda traz, em sua imensa maioria, o pedal da embreagem. No entanto, esse mecanismo da embreagem que depende do controle humano pode se desgastar mais rápido a depender do tipo de uso e do motorista. Seu bom uso, do contrário, pode fazer o conjunto durar muito mais tempo.
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O segredo está no “tempo”
Com a transmissão manual é preciso acionar o pedal de embreagem para engatar a proxima marcha e e soltar gradativamente enquanto se acelera o veículo. Esse ato contínuo tem alguns “segredos” que podem fazer a embreagem durar mais ou menos tempo.
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Quanto tempo dura uma embreagem?
Em geral uma embreagem dura entre 60 e 100 mil quilômetros mas pode durar muito mais tempo conforme o tipo de uso. Com a utilização correta é possível fazer o conjunto original durar até 120 mil quilômetros.
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Veja seis dicas importantes para fazer a embreagem durar mais tempo e evitar seu desgaste prematuro:
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Não deixe o pé apoiado no pedal. Os instrutores de direção são unânimes em afirmar que esse é o erro mais comum. Com isso o motorista provoca um desgaste acentuado do conjunto da embreagem que perde eficácia além de aquecer o sistema o que pode abreviar e muito a vida útil do câmbio. Ao trocar a marca retire o pé da embreagem ainda que ali adiante seja necessário subir uma ou descer outra marcha.
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Evite trocas rápidas de marcha. Pode levar aos desgastes prematuro da embreagem. Ao engatar muito rápido não se obedece a sincronia do sistema mecânico o que também desgasta a embreagem de forma prematura.
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Não use a embreagem como freio. Esse é um erro comum: em uma via inclinada o motorista segura a embreagem no ponto controlando o movimento do veículo. Isso causa desgaste elevado na embreagem.
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Não saia em segunda marcha. Há um desgaste maior quando o motorista já aciona a segunda marcha esperando uma saída mais “suave” com o veículo. É importante sair sempre em primeira marcha e acionar a embreagem no tempo correto para evoluir com a velocidade do veículo.
Não deixe o carro engatado quando estiver parado. Ao estacionar, use somente o freio de estacionamento com o câmbio em ponto morto. Deixar a embreagem acionada também causa desgastes excessivo no sistema. Se o motorista detectar falha no freio de estacionamento leve a um mecânico de confiança mas não deixe o veículo engatado por um longo período.
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