Novo Citroën C3, Honda HR-V, Fiat Projeto 376 e novo Jeep Renegade serão alguns dos modelos que desembarcarão por aqui no próximo ano. Por Felipe Salomão
A categoria de SUVs cresce todo o ano no Brasil. Por isso, as montadoras devem lançar novos modelos no próximo ano. Entre as novidades que devem chegar por aqui estão o novo Citroën C3, Honda HR-V, Fiat Projeto 376, novo Jeep Renegade, Hyundai Creta Grand, novo Caoa Chery Tiggo 5X, Jeep Grand Cherokee L, Volvo C40 Recharge, Mustang Mach-E (sim, a versão elétrico se transformou em um crossover) e o novo Kia Sportage Hybrid. Veja o detalhe de todos eles.
Novo Citroën C3
O novo Citroën C3 faz parte de uma nova geração de produtos da marca do grupo Stellantis. Usa a plataforma CMP do Peugeot 208 e contará com um design arrojado com faróis dianteiros dispostos em formato de “Y” e faróis arredondados na traseira. Já o interior ganhará uma central multimídia de 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay e painel de instrumentos 100% digital.
O SUV compacto deve ser equipado com o mesmo propulsor do Fiat Pulse, ou seja, 1.0 litro turbo, que rende 130 cv e aproximados 20 kgfm de torque. Também pode ter uma versão com propulsor de 1.6 litro, que entrega 115/118 cv a 5.750 rpm e com torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
O novo Citroën C3 brigará com o Volkswagen Nivus, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Caoa Chery Tiggo 3X, Renault Duster, Peugeot 2008, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e, também, com o próprio Fiat Pulse, lançado neste ano.
Novo Honda HR-V
O novo Honda HR-V representa uma nova geração do carro que estreou em 2016. Reposicionado como médio terá mais do que um visual renovado, que tem uma ampla grade dianteira, faróis afilados e traseira com faróis que sobrepõem a tampa do porta-malas. A marca deve manter o motor 1.5 turbo de 173 cv a 5.5500 rpm com torque de 22,4 kgfm de 1.700 rpm caso ele se torne, de fato, um modelo médio mas também se cogita o 1.5 aspirado de 126cv com injeção direta que estreou no City. Todavia, a montadora deve oferecer uma versão híbrida no país em um segundo momento.
Fiat Projeto 376
Logo após o sucesso do Pulse, a Fiat já pretende lançar outro SUV no próximo ano. O crossover é chamado de Projeto 376 deve rivalizar com o Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Jeep Compass. Ainda não há imagens deste modelo, que deve adotar a mesma mecânica da Fiat Toro, ou seja, motor 1.3 turbo flex, que entrega 185 cv e tem torque de 270 Nm. A transmissão pode ser automática de seis velocidades. Inclusive, esse trem de força também equipa os Jeep Compass e Commander. A novidade deve ser produzida em Betim, Minas Gerais.
Jeep Renegade 1.3 4X2 e 4X4
Mudanças importantes estão confirmadas para o Jeep Renegade que estreou em 2014 no país e segue como um dos modelos mais vendidos. O SUV compacto deve ter poucas mudanças visuais mantendo o estilo parrudo. Por isso, ganhará apenas um novo conjunto de faróis dianteiros e traseiros com uma nova assinatura luminosa. Por dentro deve receber o mesmo volante da atual geração do Jeep Compass.
O crossover abre mão do motor 1.8 e.TorQ de 139cv e vai adotar somente o 1.3 litro “T270” turboflex, que entrega 185 cv e tem torque de 270 Nm, que equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander. O Renegade vai apostar na versatilidade ao oferecer modelos com tração 4×2 e inédita 4×4 tirando de linha o 2.0 Multijet diesel. Entre os itens de comodidade e conforto estão sistemas de condução autônoma que devem estrear no modelo.
Hyundai Creta Grand
O Hyundai Creta Grand, como é chamado no México, deve ser lançado por aqui no próximo ano. O utilitário esportivo terá espaço para sete passageiros, o que o tornará rival direto do Jeep Commander. O crossover terá poucas mudanças no visual, baseado no Creta, que deve ganhar uma janela a mais para os ocupantes da última fileira.
A novidade deve ser oferecida com motor de 2.0 litros flex Smartstream (que foi recalibrado para a versão Prestige do Creta), que entrega 167 cv e tem torque de 20,6 kgfm. A transmissão é automática de seis velocidades.
Novo Chery Tiggo 5X
O Caoa Chery Tiggo 5X deve ganhar forte reestilização no próximo ano. Por conta disso, terá o design alinhado com a versão comercializada na China, que tem grade dianteira nova, faróis mais afilados e o interior contará com painel 100% digital e central multimídia do tipo flutuante. Mudanças previstas já foram consolidadas no Tiggo 7 Pro bem como no Arrizo 6 Pro.
A motorização de 1.5 litro turbo será mantida pela fabricante chinesa. Esse propulsor rende 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina. O torque é de 21,4 kgfm para os dois combustíveis. A transmissão será automatizada de seis velocidades e dupla embreagem.
Tiggo 8 híbrido
Seguindo a oferta do modelo na China há quase um ano, a Caoa Chery já confirmou que seu primeiro modelo com motor híbrido será o Tiggo 8 que sofrerá uma reestilização apenas um ano e meio após seu lançamento comercial. A diferença é justamente o conjunto híbrido que une o motor 1.5 turbo com injeção direta já disponível com três propulsores elétricos de 48V somando 230cv.
Jeep Grand Cherokee L
A Jeep lançará em 2022 a Grand Cherokee L, que tem capacidade para sete ocupantes. O modelo traz a nova identidade visual da marca com faróis finos com luzes diurnas de LEDs integradas, grade dianteira com sete barras verticais e por dentro conta com uma central multimídia de 10,4 polegadas.
O crossover deve ser comercializado com motor V6 3.6 aspirado, que entrega 294 cv e com torque de 35,5 kgfm. Também deve contar com uma versão V8 5.7 Hemi, que rende 362 cv com torque de 53,9 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades para os dois motores. A novidade ainda contará com tração integral com seletor de modos de terreno em cinco níveis.
Volvo C40 Recharge
O novo Volvo C40 Recharge chegará ao Brasil no próximo ano. O modelo elétrico segue a tendência de design da marca. Inclusive, terá a mesma assinatura luminosa presente em outros modelos da companhia. A traseira terá um farol futurista que descerá do teto até o porta-malas. Por dentro contará com uma central multimídia disposta na vertical.
Fabricado em Ghent, na Bélgica, a novidade utilizará a plataforma modular CMA e terá dois motores elétricos um para cada eixo, que entregam 408 cv com torque imediato de 67,3 kgfm. Segundo a marca, é possível fazer de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h. O modelo conta com bateria de 78 kWh, que confere autonomia de 420 quilômetros.
Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition
O Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition não é um muscle car como o seu “irmão” a combustão, mas sim, um SUV, que deve ser lançado por aqui em 2022. Inclusive, o carro já foi flagrado rodando sem disfarces pelas ruas de São Paulo. A novidade conta com bateria de 91 kWh, o que confere uma autonomia de 418 quilômetros. Já o motor elétrico entrega 487 cv com 87,6 kgfm de torque imediato. Segundo a fabricante, é possível fazer de zero a 96 km/h em apenas 3,5 segundos. O modelo ainda conta com tração integral.
Em relação ao design, o crossover tem traços limpos. A dianteira conta com faróis afilados em full-LED com projetor e o capô tem dois longos vincos. Já a traseira tem a tradicional lanterna do Mustang a combustão. Além disso, há o logo “GT” no centro da tampa do porta-malas. As rodas são de liga leve de 20 polegadas. O carro deve ser vendido com sistema de som Bang e Olufsen com 10 alto-falantes, porta-malas com abertura por gestos, controle de cruzeiro adaptativo, central multimídia de 15,5 polegadas na vertical, igual aos modelos da Tesla, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, câmera 360 graus, teto solar panorâmico, entre outros equipamentos.
Novo Kia Sportage Hybrid
A Kia Motors confirmou que trará o novo Sportage Hybrid ao Brasil em 2022. O modelo conta com design arrojado, que tem faróis dianteiros em formato de “C”, ampla grade frontal e capô alongado com vincos. Já a traseira tem lanternas em formato de gota e um desenho mais limpo. O interior tem uma grande tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, também funciona como painel de instrumentos.
Em relação à motorização, o crossover vem equipado com um motor de 1.6 litro turbo de quatro cilindros que trabalha junto com um propulsor elétrico, que juntos entregam 226 cv. A transmissão é automática de seis velocidades. Segunda a marca sul-coreana, o modelo é capaz de fazer 16,5 km/l em um trecho combinado, ou seja, urbano e rodoviário. A tração pode ser integral ou apenas dianteira dependendo da versão.
Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e visite os feirões presenciais realizados aos domingos. Acesse também as redes sociais Instagram, Facebook e YouTube e fique ligado na programação dos eventos em 2021.