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V-Power Nitro+, Grid ou Podium: qual escolher?

Nos últimos dois meses o mercado de combustíveis viu duas novidades em um mercado que parece sempre o mesmo. A Petrobras lançou a gasolina aditivada Grid, enquanto a Raízen apresentou a V-Power Nitro+, duas novidades que enfrentam a conhecida Podium. Mas qual delas vale a pena abastecer? E vale a pena usar gasolina comum ou aditivada?

A resposta é: depende! Primeiro é preciso diferenciar gasolina comum, a mais simples, da aditivada, que é uma gasolina comum com aditivos detergentes e dispersantes que mantém o sistema de alimentação mais limpos. No trânsito pesado, que exige bastante do motor em acelerar e desacelerar, a gasolina aditivada é melhor, mas na estrada com aceleração constante, não faz diferença e financeiramente compensa abastecer com a gasolina comum. Já a gasolina premium é do tipo aditivada, com maior octanagem (aproveitada por motores de alto desempenho). Feita a explicação conheça melhor cada gasolina e faça a escolha certa para o seu carro:


Gasolina comum – recebe os 25% de etanol e não tem aditivos. Para motores mais rodados em carros mais antigos, e sem compromisso com o desempenho, ela é mais em conta mas nem isso pode-se abastecer em qualquer posto. Vale a pena apostar em postos de bandeira conhecida, que são mais seguros.Gasolina V-Power Nitro+ – é uma nova versão da antiga V-Power, que contém mais agentes dispersantes e detergentes que atuam na redução do atrito gerado pelo movimento das peças no motor do carro. Segundo a Raízen, empresa que comercializa a marca Shell no Brasil, a nova gasolina tem 70% a mais redutores de atrito que a versão antiga. Ela é do tipo aditivada, e não há restrição quanto ao seu uso. Caso o veículo seja abastecido sempre com gasolina comum é preciso colocar a gasolina aditivada aos poucos, porque o poder de limpeza pode deslocar a sujeira acumulada e resultar em entupimento.

Gasolina Grid – é a nova gasolina aditivada da BR Distribuidora, que traz dispersantes e detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação do carro. Também conta com um redutor de atrito que aumenta a lubrificação do motor e reduz o desgaste das peças. Além disso, de acordo com a BR ela tem teor de enxofre reduzido o que reduz a emissão de poluentes.

Gasolina Podium – ela é do tipo “premium”, mais avançada que a gasolina aditivada e a comum. Ela tem octanagem de 95, enquanto a as demais tem 87, e teor de enxofre de 30ppm enquanto as demais tem 50ppm. Traduzindo, ela tem um desempenho bem superior às demais e custa mais caro, mas é especialmente recomendada para veículos de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) ou veículos antigos que ficam mais tempo parados, pois ela demora mais tempo para perder suas propriedades químicas.

Nossa avaliação – no dia a dia vale a pena investir alguns centavos e apostar na gasolina aditivada que mantém o sistema do motor e alimentação mais limpos. Quem tem um modelo importado, esportivo ou antigo, também pode apostar na gasolina do tipo premium que mesmo sendo mais cara, aproveita o máximo de desempenho desses modelos, e compensa o investimento. Quem tem um carro novo e não deseja ter problemas com limpeza de bicos ou alterações no desempenho pode usar a gasolina aditivada sem medo mas quem tem um modelo usado pode “acostumar” aos poucos misturando as duas gasolinas sem problema. Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem.

Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade. É o chamado “teste da proveta”, que determina em 15 minutos a quantidade de álcool na gasolina – o combustível é misturado a uma mesma quantidade de água com sal para que o etanol se separe da gasolina.

A gasolina padrão deve ter 25% de etanol e o crime mais comum de adulteração é a maior quantidade de álcool presente na gasolina.

Portanto, antes de decidir qual produto abastecer, é preciso não só fazer as contas mas analisar primeiro qual o tipo de combustível recomendado pelo fabricantes e qual é a gasolina certa para encher o tanque.


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